sábado, 15 de junho de 2024

Hábitos que aceleram a perda de colágeno na pele

O colágeno é uma proteína fundamental para a saúde e beleza da pele. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a partir dos 25 anos, o corpo diminui sua produção, o que contribui para o aparecimento da flacidez, das rugas e linhas finas. No entanto, você pode evitar certos hábitos que aceleram a perda de colágeno e ainda adquirir outros para repor a substância. 

O que é colágeno e qual a sua principal função?

O colágeno representa 70% de toda a proteína da pele e é uma substância que as células produzem naturalmente. É responsável por manter a estrutura, a firmeza e a elasticidade. Um grande aliado de sua saúde e beleza.

Mais do que ser responsável por manter a pele firme, o colágeno também é muito importante para os cabelos, unhas, músculos, ligamentos, tendões e articulações. A substância pode ser encontrado em alguns alimentos, como carnes, gelatina e em dermocosméticos e suplementos alimentares.

O que acelera a perda de colágeno na pele?

Como destacamos anteriormente, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a partir dos 25 anos é necessário começar os cuidados para minimizar o aparecimento de rugas e manchas na pele. Isso porque, nessa idade inicia-se a atividade de uma enzima que degrada as fibras de colágeno e a elastina, começando o processo de envelhecimento. Já após os 50 anos, o corpo perde em um ritmo maior essa proteína. É nessa fase que surgem rugas profundas, sulcos, flacidez e alteração no contorno da face.

Importante destacar que a quantidade de colágeno da pele pode ser afetada e acelerada por diversos fatores intrínsecos ou extrínsecos. É possível ter menos colágeno, por exemplo, ao fazer dietas restritivas e ingerir poucas fontes de proteína, como carnes brancas e vermelhas, ou por não estimular sua produção por meio do uso de dermocosméticos.

Hábitos como o consumo exagerado de açúcar, exposição ao sol sem proteção e até mesmo o estresse podem acelerar a perda. Os principais sinais poderão ser percebidos nos cabelos, que ficam mais finos, na flacidez e perda de elasticidade da pele, no surgimento de rugas e linhas de expressão, no afinamento e desidratação da pele. Além disso, as unhas ficam mais fracas e podem aparecer estrias.

O tabagismo também é uma prática que deve ser evitada. Isso porque, quem tem o costume de fumar possui menos fibras colágenas na pele e ainda está mais suscetível ao envelhecimento precoce. Além disso, há diminuição dos níveis de Vitamina C, o que gera radicais livres que destroem e impedem a formação de novas fibras de colágeno.

Fotoproteção para evitar a perda do colágeno

Apesar da perda de colágeno ser um processo natural, é possível retardar sua redução e manter a pele jovem por mais tempo.  Para prevenir o envelhecimento, o câncer da pele, manchas e a perda do colágeno, o primeiro passo é evitar a exposição solar, principalmente sem proteção.

Os raios solares destroem as fibras colágenas por meio de um processo denominado elastose solar, deixando a pele mais fina, amarelada, com vasos e poros dilatados, além de estimular o aparecimento de rugas. 

Como estimular o colágeno na pele e como recuperá-lo?

Há diversas formas de estimular a produção de colágeno e repor a substância na pele. Exemplos que podem ser citados: por meio de uma alimentação nutritiva e do uso de dermocosméticos. Invista em alimentos ricos em Vitamina C como laranja, limão e mamão, além de outros que contêm colágeno: carnes, gelatinas, ovos e castanhas.

O uso de dermocosméticos ajuda a incentivar a produção de colágeno. Procure produtos que contenham ativos como o Retinol e alfa-hidroxiácidos. O Derma Complex Retinol Área Olhos, reduz até as rugas mais profundas, estimula a produção de colágeno, deixa a pele ao redor dos olhos mais firme e luminosa e proporciona um rejuvenescimento de dentro para fora. Os resultados já podem ser percebidos desde a primeira semana de uso, devido sua potente ação de renovação celular.

Os tratamentos noturnos também podem ser seus grandes aliados, principalmente no caso de peles maduras. Escolha dermocosméticos com Vitamina C, Ácido Hialurônico e Ácido Glicólico, capazes de impedir a destruição e estimular a produção de colágeno.


Fonte: ADCOS