quinta-feira, 13 de junho de 2024

Colorau faz mal? Conheça mais sobre o pó de urucum

O colorau, um popular condimento alimentar, é o pó do urucum, também chamado de colorífico e falso açafrão, especialmente devido à sua forte cor vermelha. Ele é feito a partir da trituração das sementes do urucuzeiro – árvore típica das regiões tropicais da América do Sul.

Por conta do seu sabor suave, ele é um tempero muito fácil de usar por ter sabor suave. Além disso, é um corante natural, uma excelente substituição para os corantes artificiais.

Além de cor aos alimentos e a diversas receitas, o colorau possui propriedades excelentes: flavonoides, carotenoides, vitamina E, A e demais substâncias benéficas para a saúde. 

Colorau e seus benefícios: Urucum – para que serve?

Fortalece a imunidade

Por ser naturalmente anti-inflamatório e repleto de antioxidantes em sua composição, o colorau fortalece a imunidade. Sendo assim, ajuda prevenindo doenças e facilitando o tratamento de muitas outras, ao aliviar o processo inflamatório no organismo. 

Protege a saúde dos olhos

Abundante em vitamina A, o colorau é excelente para a proteção da retina, especialmente contra doenças causadas pelo estresse oxidativo, ou seja, pela ação de radicais livres.

Previne doenças cardiovasculares

O condimento protege também o coração, visto que ajuda a controlar melhor o nível de colesterol no corpo. Além disso, promove a elevação do nível de HDL, chamado de colesterol bom.

Faz bem para a pele

O tom vermelho vem da presença de compostos carotenoides na semente. Assim, segundo estudo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, esses ativos são antioxidantes e protegem a pele dos danos causados pela radiação solar, além de prevenir o envelhecimento precoce.

Como usar o colorau 

  • Em sopas e caldos;
  • Para temperar carnes;
  • Além disso, com legumes e vegetais;
  • Saladas;
  • Molhos.

Por fim, ainda não foram estabelecidos valores de recomendação para o consumo do urucum, então, deve haver moderação em sua ingestão.


Fonte:  Vitat