A queratina é um dos ingredientes chave para conquistar um cabelo saudável. Os seus efeitos no tratamento capilar incluem o fortalecimento e a proteção da fibra, além de outros benefícios. No entanto, essa substância ainda gera muitas dúvidas: ela pode quebrar os fios? Endurece ou alisa o cabelo? Para entender melhor esse ingrediente, a sua função na rotina de cuidados capilares e como incluí-lo no ritual, dá só uma olhada nas dicas que separamos para você!
1. O que é a queratina?
Segundo a médica, a queratina é uma proteína constituída por 15 aminoácidos, sendo um deles bem predominante, chamado de cisteína. “Essa substância tem a função de proteger e dar resistência a algumas estruturas do nosso corpo, principalmente o cabelo”. Ela representa 90% da formação dos folículos, sendo essencial para que estes tenham vida, elasticidade e resistência. Assim, você não precisa mudar o visual, como cortar o cabelo à toa.
Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!
2. Onde a queratina está presente no nosso corpo?
A queratina está majoritariamente presente nos cabelos e nas unhas. Embora ela exista naturalmente nessas regiões, há muitas agressões capazes de destruí-la, principalmente nas madeixas.
3. Qual é a função da queratina no nosso cabelo?
No cabelo, a queratina tem a função de proteger e preservar os nutrientes presentes dentro do fio. “Ela funciona como uma capa protetora que impede a perda de água dentro da haste capilar, protege o fio, dá um aspecto mais brilhante e maleável. Mas quando ocorrem as agressões, como o uso de ferramentas quentes ou químicas, a substância é degradada, deixando o cabelo desvitalizado e quebradiço”, esclareceu.
4. Podemos perder a queratina do cabelo? Como isso acontece?
A queratina produzida pelo nosso corpo se perde naturalmente com a ação do sol e dos outros elementos externos, mas alguns hábitos podem intensificar esse processo. Secador e chapinha removem a umidade natural dos fios e, quando usados com frequência, podem também influenciar a perda de proteínas/aminoácidos, como é o caso da queratina. Algo parecido acontece quando falamos sobre escovas progressivas e outras químicas capilares, que remodelam a estrutura do fio. Ao abrir e fechar as cutículas do cabelo para esse processo, perde-se queratina e, como consequência, a fibra capilar fica cada vez mais fina.
5. Quais danos podem remover a queratina do cabelo?
- Chapinha;
- Secador;
- Babyliss;
- Radiação solar;
- Coloração;
- Descoloração.
- Escova progressiva;
- Outras químicas.
6. Como repor a queratina que foi perdida?
Nessas situações, conseguimos fazer a reposição de queratina. “Existem produtos sintéticos que podem ser aplicados no cabelo para fazer a reestruturação do fio acrescentando a proteína que foi perdida”. A Drª Carolina deu algumas opções:
- Nanoqueratinização: é feita com uma escova que fica ligada a um aparelho que contém queratina líquida, que vai sendo distribuída nos fios quando for passada no cabelo.
- Cauterização: também conhecida como plástica capilar, que é feita através de uma limpeza, hidratação, depois é feita uma carga de queratina e o aquecimento com a chapinha para consolidar. Por último, vem a finalização com silicone.
- Reconstrução capilar: recomendada para cabelos extremamente danificados. O tratamento é feito através do depósito de queratina nos cabelos, outras proteínas e alguns minerais que fazem a hidratação e a proteção.
- Linha capilar à base de queratina: a proteína consegue ser reposta gradativamente, através do uso de dermocosméticos que ajudem nesse sentido, como os shampoos, condicionadores e máscaras enriquecidos com queratina.
7. E quais são os cuidados para evitar a perda da queratina?
- Diminuir o uso da chapinha, do secador e do babyliss;
- Se for usar, aplicar um protetor térmico antes;
- Espaçar mais o retoque da sua coloração;
- Descolorir o cabelo somente com um profissional.
8. É verdade que a queratina pode alisar o cabelo?
Mito. Se você tem cabelo cacheado, ondulado ou crespo e quer manter a curvatura dos fios, não precisa se preocupar com o uso da queratina. Como se trata de um tratamento reconstrutor, que enriquece os fios com proteínas, a queratina também é benéfica para as cacheadas!
9. A queratina pode deixar o cabelo endurecido e causar quebra?
Mito, mas só se você não exagerar no seu uso. Os produtos à base de queratina funcionam a partir da reposição desse componente, que é perdido ao longo do tempo, na fibra capilar. O resultado são fios mais estruturados e fortes, que resistem à quebra. Entretanto, usar a queratina de forma exagerada pode sim ter um efeito inverso: os fios ficam mais rígidos, o que gera o aspecto endurecido, e quebradiços. O ideal é apostar numa linha completa de shampoo, condicionador e leave-in que entreguem concentrações inteligentes do ingrediente, de preferência recomendada pelo seu dermatologista, para ficar longe de riscos.
Fonte: DermaClub