É verdade que tem gente gosta dos calos: eles não só mostram que você se esforçou como também protegem, a longo prazo, as mãos de novas lesões na academia. Apesar dessa medalha de esforço alcançado, muitas vezes eles não só doem e ficam ásperos, como também podem incomodar e atrapalhar sua performance na musculação.
Se você detesta as luvas de academia masculinas (tem dias que elas parecem incomodar mais que os calos), a boa notícia é que dá para amenizar essas cicatrizes e até removê-las por completo com tratamentos simples e caseiros. Vamos às dicas:
ESFOLIAÇÃO AGRESSIVA
Usada normalmente para tirar aquele cascão dos pés, a pedra-pomes pode também ser utilizada nas mãos, desde que não seja aplicada a mesma força, afinal, estamos falando de uma região muito mais delicada. O ideal é sempre aplicar a técnica após o banho, quando a pele está mais "molinha".
Assim que sair do chuveiro, deslize, delicadamente, a pedra nos calos, cuidando para não machucar as outras áreas. Umas 3 ou 4 sessões devem bastar para remover completamente o incômodo. Sempre que encerrar o processo, lave e enxague as mãos e, se possível, utilize um creme hidratante para deixar o resultado ainda melhor.
ESFOLIAÇÃO NATURAL
Se você se arrepia com a ideia de lixar um calo, dá pra utilizar um método bem menos agressivo, que consiste basicamente em um creme caseiro. Anote aí:
- 2 colheres de sopa de mel natural
- 1 colher de sopa de açúcar cristal
Preparo
- Faça aquela mistura e aplique nas duas mãos. Esfregue com movimentos circulares e depois enxague.
O processo ajuda a renovar a pele morta, diminuindo bastante a aparência dos bichinhos.
O MÉTODO DO HOMEM PACIENTE
Se você quiser apenas amenizar a dor ou o incômodo dos calos, além de melhorar um pouco a aparência dos mesmos, a aplicação de gelo já basta e é instantânea. O gelo ajuda a desinchar e amolecer a pele, mas não espere grandes milagres.
EFICIÊNCIA A LONGO PRAZO
Para o homem vaidoso e que se previne, há uma solução muito mais fácil e duradoura para acabar de vez com os calos: creme hidratante, mas não qualquer um. Se você realmente quiser tratar os malditos, aposte naqueles feitos especialmente para a área das mãos. Duas aplicações ao dia devem prevenir os calos tão bem quanto usar as luvas e deixar sua mão muito mais agradável ao toque.
Fonte: Revista Quem