Você sabia que existem diferenças entre os vários tipos de chocolate? Além do sabor característico, as opções destes doces possuem composições distintas e que atuam de forma diferente em nosso organismo. Hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre tipos de chocolates saudáveis.
Considerado vilão da alimentação saudável por muito tempo, muitas pesquisas têm confirmado que o doce faz bem à saúde, principalmente suas versões zero açúcar. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Columbia, nos EUA, o chocolate traz benefícios para a memória. Segundo o estudo, os flavonoides presentes no cacau ajudam a melhorar a memória visual e pode até reverter danos causados pelo envelhecimento.
Outro benefício que ele traz ao organismo é a prevenção de doenças cardíacas. Isto se deve por conta das substâncias antioxidantes presentes em sua composição.
Benefícios do cacau
- Antioxidante
Os antioxidantes presentes no cacau combatem os radicais livres que danificam as células do nosso organismo. A substância presente no chocolate amargo, retarda o processo de envelhecimento e também eliminam algumas células cancerosas.
- Antidepressivo
Não tem como ficar triste comendo um chocolatinho. A fenetilamina presente no cacau é um neurotransmissor que age diretamente em nosso cérebro, fazendo com que o humor melhore e a endorfina (conhecido como hormônio da felicidade) aumente.
- Anti-inflamatório
Os flavonoides presentes no alimento também possuem efeito anti-inflamatório e vasodilatador em nosso organismo.
- Redução do colesterol ruim
Os nutrientes presentes no cacau também podem ser um importante aliado na manutenção dos níveis de colesterol. Além de diminuir o LDL (colesterol ruim), o alimento também protege o coração e previne a formação de coágulos e doenças cardiovasculares.
- Controle da pressão arterial
O cacau também possui em sua composição as catequinas, uma enzima que impede a elevação da pressão arterial e aumenta o fluxo de sangue para as artérias. Além disso, os flavonoides presentes no alimento estimulam as paredes das artérias para produzir o gás óxido nítrico. Ele envia sinais para os vasos sanguíneos relaxarem e, consequentemente, a pressão sanguínea e a formação de coágulos reduzem.
- Melhora a saúde da sua pele
Os flavonoides presentes no cacau também aumentam a densidade da pele e hidratação, ajuda nas cicatrizações e oferecem um pouco de proteção contra queimaduras do sol.
“O chocolate mais saudável é o que tem alto teor de cacau.”
É verdade, mas não é só isso!
Dois chocolates com igual porcentagem de cacau podem não ter a mesma concentração de bons nutrientes. Depende dos ingredientes de cada tablete. Tem chocolate amargo com apenas cacau e açúcar (2 ingredientes), tem outros com cacau, açúcar e manteiga de cacau (ou seja, 3 ingredientes) e tem outros com mais de 4. E isso afeta a quantidade de nutrientes, e consequentemente o quanto saudável é o produto.
Como escolher o mais saudável:
A verdade é dura: se você quer comer só comida saudável ou de baixas calorias, adeus chocolate gostoso. Cacau em pó é super saudável, mas definitivamente não é chocolate. Boa sorte com espinafre, quinoa e companhia.
Se você não for muito radical, dá para incluir sem problemas o chocolate na sua alimentação. Afinal de contas, que graça tem uma vida sem um docinho gostoso de vez em quando? É só ficar atento às informações da embalagem da marca de sua confiança e consumir com moderação.
Os chocolates mais saudáveis têm:
- poucos ingredientes (ideal são apenas 2);
- maior teor de cacau (portanto os amargos, acima de 70%);
- maior teor de massa de cacau (cacau ou massa de cacau deve ser o primeiro na lista de ingredientes)
- menor teor de gordura e que seja só proveniente da manteiga de cacau;
- nada de ingredientes artificiais.
Sugiro os chocolates artesanais feitos a partir do cacau, do grão à barra pelo mesmo fabricante, os chamados bean to bar.
Isso quer dizer que você vai parar de comer outros chocolates? Não. A gente come chocolate por puro prazer, porque traz boas lembranças ou porque está compartilhando um doce com pessoas queridas. Nem sempre o que importa são os ingredientes. Mas agora você tem mais informações para escolher o que e quanto consumir de chocolates, sem estragar sua rotina alimentar, seja ela qual for.
Coma com moderação hein?!
Fonte: Chocólatras Online