Apesar de a fruta integral ser rica em frutose, ela também contém fibras e antioxidantes que promovem outros benefícios para a saúde, além de proteger contra o aumento rápido da glicemia - compensando o prejuízo. Por outro lado, o suco natural de frutas ricas em frutose pode ser tão desfavorável para a saúde quanto quanto o refrigerante.
Já os sucos de frutas comerciais pasteurizados (além de muitos deles serem adoçados artificialmente) praticamente não apresentam fitonutrientes e incluem quase nada de fibras, o que acaba ocasionando um aumento rápido dos níveis de glicemia. Evitem!
Então, com relação às frutas, prefira sempre consumir a fruta integral ou o suco integral - feito com um ultraextrator ou um liquidificador de alta potência e sem ser adoçado artificialmente - que mantém todos os nutrientes e fibras naturais do alimento.
O consumo moderado de frutas, principalmente aquelas ricas em vitamina C, é indicado. Frutas ricas em vitamina C contém poderosos antioxidantes e combatem os efeitos negativos da frutose.
Portanto, vale lembrar que as frutas sozinhas não são vilãs, e que algumas frutas podem até ser benéficas. É o consumo de altos níveis de frutose que vai devastar a sua bioquímica.
Atualmente, o consumo diário médio de frutose é de 70 gramas, o que excede em 300% o limite recomendado.
Lembe-se que, por ser extremamente barato, o xarope de milho (um tipo de frutose) é adicionado a quase todos os alimentos industrializados que você consome.
Dessa forma, mesmo se você não consumir refrigerante ou suco de frutas industrializado, é muito fácil exceder os 25 gramas de frutose por dia recomendados em sua alimentação (ou 15 grs/dia caso você precise perder peso ou apresente alteração na sensibilidade à insulina).
Clique na tabela abaixo e confira a quantidade de frutose nas principais frutas.
Até a próxima!
Fonte: Mude Sua Vida Com Super Nutrientes