sábado, 25 de março de 2023

Alergia a níquel: alimentos e utensílios que não deve usar

As pessoas com alergia ao níquel (sulfato de níquel), que é um mineral que faz parte da composição das bijuterias e acessórios, devem evitar o uso desse metal em brincos, colares e pulseiras ou relógios, e também o consumo excessivo de alimentos como banana, amendoim e chocolate, além de evitar o uso utensílios de cozinha de metal que contenha níquel.

A alergia ao níquel causa sintomas como coceira e vermelhidão na pele, e surge especialmente em mulheres na época da adolescência ou início da vida adulta. Veja outras causas de coceira na pele.


Alimentos ricos em níquel

Os alimentos com mais teor em níquel e que devem ser ingeridos com moderação, e evitados em épocas de crise da doença são:

  • Bebidas e suplementos vitamínicos com níquel, como chá e café;
  • Alimentos enlatados;
  • Frutas como banana, maçã e frutas cítricas;
  • Peixes com alta concentração de níquel, como atum, arenque, marisco, salmão e cavala;
  • Vegetais como cebola, alho e legumes de folhas verdes. As folhas jovens são preferíveis às folhas mais velhas, porque contêm um menor teor de níquel;
  • Outros alimentos com alto teor em níquel, como cacau, chocolate, soja, aveia, nozes e amêndoas.

Esses alimentos devem ser evitados ou consumidos com cautela, devendo-se ter atenção ao aparecimento de qualquer sintoma que possa surgir. 

Durante a preparação de alimentos, os utensílios com níquel não devem ser usados ​​e devem ser substituídos. Além disso, os alimentos ácidos não devem ser cozidos em utensílios de aço inoxidável, pois os ácidos podem levar à dissociação de níquel dos utensílios e aumentar o conteúdo de níquel dos alimentos.

As pessoas que bebem água da torneira, devem rejeitar o fluxo inicial de água da torneira pela manhã, que não se deve beber ou usar para cozinhar, pois o níquel pode ser liberado da torneira durante a noite.


Objetos ricos em níquel

Os objetos com níquel na sua composição, podem causar irritação e coceira na pele e, por isso, devem ser evitados ao máximo. Alguns exemplos são:

  • Acessórios metálicos, como fechos de sutiãs e vestidos, botões metálicos, molas, suspensórios, ganchos, fivelas de sandálias e relógios, anéis, brincos, pulseiras, braceletes, fios, medalhas e fechos de colares;
  • Objetos de uso pessoal, como isqueiros, aros metálicos de óculos, chaves e porta-chaves, canetas metálicas, dedais, agulhas, alfinetes, tesouras;
  • Peças metálicas da mobília, como puxadores de portas e gavetas;
  • Material de escritório, como máquinas de escrever, clips, agrafadores, canetas metálicas;
  • Cosméticos, como sombras azuis ou verdes, tintas e alguns detergentes;
  • Alguns utensílios de cozinha.

É importante estar atento ao surgimento de qualquer sintoma na pele e, se necessário, suspender o uso desses objetos.


Sintomas da alergia ao níquel

Em geral, a alergia ao níquel causa sintomas como irritação na pele, coceira e feridas, especialmente na região das pálpebras, no pescoço, nas dobras dos braços e dos dedos, nas palmas das mãos, nas virilhas, na região interna das coxas, nas dobras dos joelhos e nas plantas dos pés.

Para confirmar se é mesmo alergia ao níquel, é necessário fazer um teste de alergia prescrito e acompanhado por um médico alergologista ou dermatologista, que também poderá testar outras substâncias e alimentos para avaliar se existem mais causas para a dermatite.


Fonte: Tua Saúde