quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Marmita congelada: 7 técnicas de produção

A fim de otimizarem seu tempo e facilitarem sua rotina diária, muitas pessoas recorrem à marmita congelada.

Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a partir de 1980 os alimentos congelados passaram a ganhar a preferência da maioria dos brasileiros, tornando-se uma ótima opção aos que não dispõe de tempo ou que simplesmente não querem preparar sua própria refeição.

E de fato, uma das maiores vantagens dos alimentos congelados é, sem dúvida alguma, o seu frescor.

Mas você, microempreendedor, sabe como realizar o congelamento das marmitas da maneira correta?

Então leia este artigo até o final, pois nós separamos para você 7 ótimas técnicas de produção que vão ajudá-lo a vender ainda mais.

1- Cardápio

Primeiro de tudo, devemos montar um cardápio para então fazer a nossa lista de compras.

Compre sempre uma quantidade de ingredientes que seja suficiente para render mais porções, porém sem desperdiçar os alimentos. 

1 kg de três proteínas diferentes a fim de montar um cardápio diversificado é uma boa pedida.


2- A preparação dos alimentos

Para garantir a extrema qualidade das suas marmitas congeladas, todos os alimentos devem ser cozidos adequadamente antes de irem ao freezer ou congelador. 

Os vegetais e os legumes devem ser cozidos por menos tempo. Por exemplo, se a receita orienta o cozimento por cinco minutos, cozinhe por apenas três. Por quê?

Pelo fato de que esses alimentos, durante o processo de congelamento, soltam líquidos que os deixam naturalmente macios e, quando aquecidos no micro-ondas, os líquidos vão se incorporar novamente aos alimentos, o que dará o ponto perfeito para eles.

As carnes vermelhas, de frango e de peixe devem ser congeladas com molho, a fim de evitar que as proteínas fiquem secas após descongeladas.

Preparar refeições mais úmidas e utilizar carnes que sofrem cocção seca e úmida também são uma ótima opção, como picadinho de carne, carne moída e carne de panela.

Um ponto importante a ser lembrado é que nunca devemos levar uma marmita quente ao congelador, pois ela irá encharcar devido a evaporação. Então, deixe-a esfriar naturalmente antes de colocar para congelar.


3- Quais alimentos não podem ser congelados

Como de costume, há coisas que podemos fazer e que não podemos fazer.

O que NÃO devemos fazer em hipótese alguma é congelar:

  • Ovos cozidos;
  • Molhos;
  • Patês;
  • Peixes enlatados;
  • Saladas com folhas;
  • Batatas cozidas ou fritas;
  • Maioneses;
  • Creme azedo;
  • Cream cheese;
  • Leite;
  • Alcachofra;
  • Berinjela;
  • Brotos;
  • Rabanete e nabo, entre outros.

Eles estragam com facilidade.


4- Escolha a embalagem correta

Saber escolher a embalagem também é a chave do sucesso de vendas da marmita congelada.

Para levá-la ao congelador, o ideal é armazená-la em potes plásticos livres de BPA. Observe também se o pote plástico é resistente à troca de temperatura e se pode ir ao micro-ondas. 


5- Etiquete as marmitas congeladas

Coloque adesivos nas embalagens das marmitas congeladas contendo o nome, a data de fabricação e de vencimento das refeições. Procure sempre utilizar alimentos com as datas de vencimento próximas. 

Espere que os alimentos esfriem bem antes de colocá-los no freezer ou no congelador. Ah, outro ponto importante: enquanto espera, mantenha os potes abertos, isso evita a formação e acúmulo de água dentro da embalagem.


6- Temperatura


Pronto! Marmitas devidamente armazenadas nos potes e esfriadas. Agora é só levar ao freezer. Lembrando que as nossas embalagens suportam a temperatura de até -5°C.

Dessa forma, pode-se manter todos os nutrientes e vitaminas necessários para uma dieta balanceada.

Procure abrir o freezer o menor número de vezes que puder, assim evita-se possíveis choques térmicos ou que as marmitas percam sua temperatura ideal de conservação dos alimentos.


7- Descongelamento

Sempre informe seus clientes que o descongelamento nunca deve ser feito à temperatura ambiente em função dos riscos de contaminação. 

Para consumir a marmita congelada com segurança, deve-se tirá-la do congelador ou freezer e deixá-la descongelando dentro da geladeira. Caso seja necessário um descongelamento rápido pode-se utilizar o micro-ondas.

Esses são os modos mais adequados para preservar as refeições e a saúde de seus clientes. 


Fonte: Pra Festa