quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Tenha mais organização com o armário cápsula

Você já ouviu falar sobre o Armário Cápsula? Pois se você ainda não conhece, tenho certeza que você além de gostar, vai colocar em prática hoje mesmo!

Com certeza você deve olhar para o seu guarda roupas e pensar que não tem nada para usar,ou que está um bagunça enorme e não consegue organizar nada, que as peças não combinam...para tudo! Com o armário cápsula, você tem mais organização e praticidade no dia a dia.

Esse conceito surgiu ainda nos anos 1970, quando a estilista Susie Faux criou a ideia de um armário composto por poucos itens que fossem essenciais, atemporais e que combinassem entre si. Recentemente, o armário cápsula se tornou tendência quando blogueiras começaram a adotá-lo como estilo de vida ou mesmo como um desafio.

Se você está querendo ter um guarda-roupa minimalista, o armário cápsula pode ser exatamente o que procura. Hoje vamos falar sobre as características dessa alternativa e daremos dicas que vão ajudar na organização do seu armário cápsula!

O objetivo do guarda-roupa cápsula é diminuir a sua quantidade de roupa e ter em seu armário peças que realmente combinam com seu corpo e estilo de vida.

Ao fazer diversas combinações com as poucas peças do armário, a tendência também é que se compre menos. Por isso, recomenda-se investir em peças duráveis de boa qualidade.


As três principais diretrizes do guarda-roupa cápsula são:
  1. Desapegar das roupas que não servem em você, não se enquadram no seu atual estilo de vida ou que estão com algum defeito. Isso pode ser feito a partir de doações ou com a venda em um bazar ou brechó.
  2. Certifique-se que suas roupas favoritas se enquadram ao seu estilo de vida, corpo atual e estação do ano e arrume o armário. Quando uma nova estação climática chegar, também será tempo de reorganizar seu guarda-roupa;
  3. Compre com menos frequência e quando for comprar procure por peças bem feitas, de qualidade e duradouras, ainda que sejam um pouco mais caras.
Há muitos benefícios em se adotar formas de viver minimalista e que vá à contramão do consumismo. Entre os principais benefícios destacamos:
  1. Menor produção de lixo e impacto ao meio ambiente, já que o guarda-roupa cápsula é sustentável e favorece o consumo consciente. Por ano, toneladas de roupas são descartadas e grande parte desse lixo não pode ser reciclado totalmente e vai emitir substâncias tóxicas durante sua degradação por muitos anos;
  2. A ideia é fugir do modelo de consumo das fast fashions e, dessa forma, não apoiar as relações de produção e trabalho degradantes da indústria da moda feita para o consumo rápido (como se sabe, as fast fashions possuem sua produção em economias do terceiro mundo em que a mão de obra é mais barata e não há regularização definida para as condições de trabalho);
  3. Maior economia em peças de roupas;
  4. Você consegue decidir em menos tempo o que vestir;
  5. Mas fácil de arrumar e manter o guarda-roupa em ordem;
  6. A grande sacada do armário cápsula é fazer você encontrar o que as roupas e o estilo que lhe fazem sentir bem consigo mesma;
  7. Inúmeras possibilidades de combinações criativas e divertidas com as peças do armário.
                                       

Como criar o seu Armário Cápsula

Passo 1: Defina seu objetivo
  • Economizar;
  • Comprar menos, mas com maior qualidade;
  • Organizar seu guarda-roupa;
  • Aumentar a rotatividade da roupas que já tem;
  • Vestir-se melhor;
  • Definir seu estilo;
  • Perder menos tempo escolhendo o que vestir;
  • Acabar com a pilha de roupas não usadas.
Passo 2: Busque inspiração

Todo mundo tem uma ideia bem definida do que gosta ou não quando o quesito é roupas. Para facilitar o processo de estruturar o armário cápsula, você pode buscar inspirações de pessoas que se vestem da forma que você quer se vestir. Uma das alternativas é usar o Pinterest.

Você pode montar uma pasta na rede social, ou em um arquivo no celular ou computador, com looks de quem te inspira ou que tenham peças como as do seu guarda-roupa. Eles serão a sua referência na hora de decidir que peças entram no seu armário-cápsula da estação.

Passo 3: Separe suas roupas

Reúna todas as suas roupas e calçados. Analise peça por peça. Primeiro selecione as que você mais gosta. Depois, as que nunca usou e pretende usar. Por fim, prove as que não usa há pelo menos um ano. Identifique as que precisam de algum cuidado (lavar, costurar, qualquer tipo de reparo).

Divida suas roupas em 4 pilhas: 
1) as que você gosta e estão prontas para usar; 
2) as que não te servem ou pretende se desfazer (para doar ou dar outro fim); 
3) as que precisam de reparos; 
4) as da estação oposta – já que é primavera no Brasil, guarde as de inverno. O seu armário-cápsula será estruturado com as roupas das pilhas 1 e 3.

Passo 4: Defina o número de peças

Para definir o número de peças, pondere primeiro que, se você tem uma rotina muito agitada, com muitas atividades e mais de uma troca de roupas por dia, a melhor opção seja não incluir calçados e bolsas no armário-cápsula. A proporção de peças também deve ser observada: escolha entre 3 e 5 peças de cima para cada 1 peça de baixo.

Lembre que, por ser um número de peças reduzido, as roupas precisam combinar. Por isso é importante fazer as combinações e definir uma cartela de cores. O guarda-roupa cápsula por estação da blogueira Caroline costuma ter 37 peças incluindo calçados. Parece pouco quando se pensa no número, mas após selecionar e visualizar, você verá que é muito! 

Passo 5: Instruções de uso

Depois de estruturado o armário-cápsula, é preciso seguir algumas dicas, para que o “projeto” realmente funcione. Confira e liste:
  • Não compre: caso o seu objetivo é economizar, esta é a primeira e mais importante;
  • Use somente as roupas e calçados selecionadas para a estação;
  • Monte as combinações possíveis com todas as peças de roupa e fotografe, para usar como referência na hora de escolher o que vestir;
  • Para visualizar melhor, você pode colocar as roupas e calçados em uma arara ou em uma parte separada do armário;
  • Guarde as roupas da estação oposta (no caso do BR, o outono e o inverno) em uma mala ou em alguma parte do guarda-roupa que você não vai acessar;
  • Defina regras sobre peças de roupas que estragam ou que você ganha de presente (entra neste armário ou no da próxima estação?!).