Os alimentos indicados para prevenir o câncer da próstata são principalmente aqueles ricos em licopeno, como o tomate e mamão, assim como os ricos em fibras e outros antioxidantes, como as frutas, as verduras, as sementes e as castanhas, que devem ser consumidos de forma regular para que sejam capazes de atuar na prevenção.
Juntamente com o consumo deste tipo de alimentos, é também importante reduzir a ingestão de gorduras saturadas, que estão presentes principalmente em carnes vermelhas, bacon, embutidos fast food e alimentos industrializados, que parecem aumentar o risco do câncer de próstata.
O câncer da próstata atinge principalmente homens com mais de 40 anos e histórico de câncer na família e, embora possa não causar sintomas específicos, pelo menos numa fase inicial, pode ser facilmente identificado através de exames como o toque retal ou exame de PSA. Conheça os exames que ajudam a diagnosticar o câncer de próstata.
O tomate é o alimento mais rico em licopeno, nutriente com o maior poder antioxidante para proteger as células da próstata contra alterações maléficas, como as multiplicações sem controle que ocorrem no crescimento do tumor. Além de prevenir o câncer, o licopeno também atua diminuindo o colesterol LDL (ruim) e protegendo o organismo de doenças cardiovasculares, como o infarto.
A quantidade de licopeno que deve ser consumida para prevenir o câncer é de 35 mg por dia, o que equivale a 12 tomates ou 230 ml de extrato de tomate. Esse nutriente fica mais disponível quando o alimento é submetido a temperaturas elevadas, e por isso o molho de tomate tem mais licopeno que o tomate fresco. Além do tomate e seus derivados, outros alimentos ricos em licopeno são goiaba, mamão, pitanga e melancia.
2. Castanha-do-Pará: selênio
O selênio é um mineral encontrado principalmente na castanha-do-Pará e que ajuda a prevenir o câncer por participar da morte programada das células, inibir a reprodução celular, atuar como antioxidante. Além da castanha, ele também está presente em alimentos como farinha de trigo, gema do ovo e frango. Veja os alimentos ricos em selênio.
3. Vegetais crucíferos: sulforafano
Os vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, repolho, couve de Bruxelas e couve são ricos nos nutrientes sulforafano e indole-3-carbinol, nutrientes com efeito antioxidante e que estimulam a morte programada de células da próstata, prevenindo sua multiplicação em tumores.
4. Chá verde: isoflavonas e polifenóis
As isoflavonas e os polifenóis têm ação antioxidante, antiproliferativo e que estimula a morte programada das células, conhecida como apoptose.
Além do chá verde, esses nutrientes também presentes na maior parte das frutas e dos vegetais, nos grãos de soja e no vinho tinto.
5. Peixes: ômega-3
O ômega-3 é um tipo de gordura boa que atua como anti-inflamatório e antioxidante, melhorando a saúde das células e prevenindo doenças como câncer e problemas cardíacos. Ele está presente em peixes de água salgado como salmão, atum e sardinha, além de também estar em alimentos como linhaça e chia.
Alimentos que devem ser evitados
Para prevenir o câncer de próstata e qualquer outro tipo de câncer, é importante diminuir o consumo de gorduras saturadas e de gordura trans, que estão principalmente presentes em carnes vermelhas, bacon, embutidos, como salsicha, linguiça e presunto, comidas prontas, biscoitos e alimentos industrializados, como lasanhas e pizzas congeladas.
Além dos cuidados com a alimentação, é importante que o urologista a partir dos 40 anos caso exista antecedentes de câncer de próstata na família, ou a partir dos 50 anos, para que sejam realizados exames que permitam identificar problemas na próstata de forma precoce e realizar o tratamento adequado.
Além disso, é também importante diminuir o consumo de açúcar e alimentos que o contenha, como refrigerantes e sucos prontos, pois esses alimentos são pró-inflamatórios, o que poderia aumentar o risco de câncer de próstata.
Fonte: Tua Saúde