Hoje em dia vemos cada vez mais pessoas preocupadas com a saúde, com a alimentação, com o que comem na rua, modo de preparo e até mesmo contaminação. Por isso, estamos na era das marmitas! Mas você como montar a sua marmita? O que levar para o trabalho? O que pode e o que não pode?
Vamos ver algumas dicas práticas para você começar!
Nutricionistas recomendam seguir uma proporção do prato. A metodologia do programa Meu Prato Saudável, desenvolvido pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, pode ser uma ótima dica:
½ prato de verduras e legumes (crus ou cozidos)
¼ de alimentos ricos em carboidratos (arroz, macarrão, batata, etc.)
¼ com proteína vegetal (feijão, grão-de-bico, lentilha, etc.) e proteína animal (carne, frango, peixe, ovo, etc.)
1 porção de fruta como sobremesa
1.Escolha o recipiente correto
De acordo com o programa Meu Prato Saudável, os recipientes de vidro são os mais indicados para marmitas. Além de poder ir direto ao microondas, o vidro está livre de Bisfenol A, substância presente em alguns plásticos e capaz de produzir diversos efeitos nocivos à saúde.
2. Priorize o orçamento
Esse é outro benefício a ser lembrado, especialmente se você tiver metas financeiras. Fazer o próprio almoço é quase sempre mais barato do que comer fora.
3. Utilize as sobras do jantar
Se as sobras são apetitosas, por que não? Uma das dicas mais óbvias, mas que ouvimos repetidamente, é fazer o jantar render também no almoço. Então, não desperdice nada.
4. Não leve a salada já temperada
Capriche nas folhas verdes, mas não se esqueça de levar molho em outro recipiente. Só misture na hora de comer. Dessa forma, não corre o risco da salada ficar murcha. Também existe o truque de deixar o molho no fundo do pote e dispor os demais ingredientes na parte de cima. Veja aqui como levar salada para o trabalho.
5. Cozinhe o cardápio da semana toda no domingo
Tire um único dia da semana para cozinha uma grande quantidade, colocar em potes individuais e armazenar no congelador. Nesta matéria, você encontra dicas para preparar pratos variados em apenas 2 horas de forma saudável e armazená-los para consumir ao longo da semana toda.
6. Mantenha um arsenal interessante no trabalho
Se possível, deixe alguns condimentos no trabalho ou um pouco de vinagre e azeite para saladas. Nozes e sementes são ótimos complementos para a marmita. Na salada, elas dão um toque crocante e podem ser facilmente armazenadas.
7. Mantenha as coisas simples
O cardápio não precisa ser complicado. Na verdade, não deveria ser. Se você planeja algo que está muito elaborado, é provável que você fique sobrecarregado e pare de fazer as marmitas depois de alguns dias.
8. Arrume tudo na noite anterior
Deixe tudo embalado para que, de manhã, você só retire da geladeira e não corra o risco de se atrasar.
9. Evite frituras
Quem já comeu batata frita no dia seguinte sabe que elas perdem toda a crocância. Então, evite as frituras e dê preferência aos alimentos assados ou cozidos no vapor.
10. Evite receitas com certos molhos
Receitas com creme de leite, iogurte e maionese, além de precisarem ser mantidas na geladeira, não ficam tão boas depois de aquecidas.