A clorofila é um pigmento de cor verde, encontrada em plantas, que possui a função de absorver luz para realizar a fotossíntese. Até algum tempo atrás, a resposta para a pergunta “o que é clorofila” era apenas essa, mas hoje já se sabe que ela apresenta diversas funcionalidades benéficas para a saúde humana. Essa substância está presente em alguns vegetais folhosos, que são importantes para o consumo de uma alimentação balanceada. Todo mundo sabe que a couve, por exemplo, traz muitos benefícios à saúde – e um dos motivos que justifica isso é justamente a presença de clorofila na composição! Para que você fique por dentro das inúmeras propriedades desse espetacular pigmento de cor verde, que chamamos de clorofila, escrevemos este conteúdo especial! Aqui você aprenderá:
- Origem da clorofila;
- O que é a clorofila;
- 3 benefícios da clorofila para a saúde;
- Alimentos em que você pode encontrar a clorofila;
- Conheça uma das principais fontes de clorofila do mundo;
- 1 curiosidade sobre a clorofila.
Origem da clorofila
O nome clorofila é de origem grega e significa verde-folha. Por isso, é ela a responsável por atribuir essa coloração às folhas das árvores, algas e vegetais, como espinafre, brócolis e azeitonas verdes.No entanto, sua função nas plantas vai além de atribuir coloração. Ela tem a função vital, que é de realizar a absorção da luz, permitindo que as plantas produzam seu próprio alimento em um processo chamado de fotossíntese.A vida na terra como conhecemos hoje só foi possível graças ao surgimento de um organismo com clorofila que realizava a fotossíntese. Ele possibilitou a formação da camada de ozônio – que protege a terra contra a radiação ultravioleta (UV).Sem esse escudo protetor, a vida não teria florescido na terra.
O que é a clorofila
A molécula de clorofila é muito similar à hemoglobina, uma proteína presente no sangue responsável por transportar o oxigênio, levando-o dos pulmões aos tecidos de todo o corpo. A principal diferença está no centro da molécula, pois enquanto a clorofila possui o mineral magnésio, a hemoglobina tem ferro.O magnésio nas plantas tem papel fundamental para a fotossíntese – ele participa da formação de açúcares, proteínas, lipídeos e vitaminas. Por sua vez, o ferro na hemoglobina, tem a função de fixar o oxigênio.A clorofila era conhecida basicamente apenas como o pigmento natural presente em plantas, algas e bactérias, responsável por proporcionar a cor verde. Além disso, sabia-se apenas que ela tinha função de realizar parte do processo de fotossíntese.Hoje, os profissionais de saúde já tem conhecimento de que a clorofila ajuda o corpo a realizar a detoxificação, contribui para o combate da ação dos radicais livres e possui propriedades que previnem o câncer, por exemplo. Devido a todos esses benefícios, a clorofila é muito indicada na alimentação funcional.
Por ser um pigmento, é utilizada pela indústria como um corante natural para atribuir cor a alimentos, como queijos, sorvetes, bebidas, chocolates e biscoitos.O uso de corantes artificiais vem sendo substituído pelo o uso de corantes naturais. Isso devido ao veto de muitos países, e também pelos órgãos de saúde questionarem os efeitos colaterais dos aditivos químicos.A clorofila, quando usada como corante em alimentos, apresenta ação antioxidante (age protegendo as células sadias), por exemplo, e tem a vantagem de não possuir tais aditivos.
3 benefícios da clorofila para a saúde
1. Contribui para detoxificação do corpo
A ação detox é um dos principais e mais poderosos benefícios da clorofila. Ela é capaz de ajudar a neutralizar os efeitos nocivos de substâncias, como o tabaco, o diesel, o alcatrão e a toxina do tétano.Essa capacidade também se mostra efetiva em casos de contaminação crônicas e agudas por ingredientes artificiais e químicos presentes em alimentos processados.A clorofila ainda ajuda o corpo a eliminar metais pesados, como relatou um estudo da Klinghardt Academy.
2. Apresenta propriedade antimutagênica
A propriedade antimutagênica refere-se a capacidade de proteger as células contra a mutação, defendendo-as de algumas substâncias que têm a capacidade de realizar alterações.Tais alterações são tão prejudiciais que podem levar ao surgimento do câncer. Um estudo realizado pela Universidade de Oxford, demonstrou que a clorofila possui propriedades protetoras.
3. Fonte de magnésio
Ao consumir a clorofila, você está ingerindo uma fonte muito boa de magnésio. O consumo do mineral oferece diversos benefícios, como:
- Participação da formação de serotonina, que é responsável pela sensação de bem estar, auxiliando no alívio e prevenção do estresse, por exemplo;
- Contribuição para a manutenção equilibrada da pressão arterial, combatendo e prevenindo a pressão alta;
- Ajuda no alívio dos sintomas da menopausa;
- Opção para diabéticos, por contribuir na regulação de açúcar e produção de insulina;
- Auxílio na melhora da digestão, evitando problemas, como indigestão, dores abdominais e vômitos;
- Contribuição para a melhora da qualidade do sono, já que participa da regulação da produção de melatonina, um hormônio muito importante para isso.
- Importância na formação das fontes de energia do corpo – a molécula de ATP – sendo um grande aliado em treinos de resistência muscular.
Alimentos em que você pode encontrar a clorofila
Por ser o pigmento verde das plantas, está presente em alimentos vegetais que apresentam essa coloração. A seguir confira algumas opções de alimentos para você incluir em sua alimentação:
- Couve;
- Alface;
- Rúcula;
- Espinafre;
- Agrião;
- Escarola;
- Broto de Alfafa;
- Spirulina;
- Chlorella.
Conheça uma das principais fontes de clorofila do mundo
Uma das principais fontes de clorofila do mundo é a chlorella, uma microalga de água doce. A quantidade do pigmento pode alcançar os valores de 3% a 5% do seu peso seco. A chlorella é conhecida como o alimento quase perfeito e é utilizada como suplemento alimentar pelos astronautas da NASA em viagens espaciais. Além da presença de clorofila, ela apresenta muitos outros benefícios, como, por exemplo, contribuição para a promoção da regeneração de tecidos e regulação do funcionamento do sistema digestivo.
Fonte: Ocean Drop