- Água: Beber água ajuda a desinchar, uma das reações da TPM. Vale ainda consumir outros líquidos, como sucos naturais, chás e água de coco.
- Vitamina B6: Evita o inchaço, a fadiga e proporciona bem-estar. O nutriente é encontrado na carne, em cereais integrais e em vegetais verde escuros.
- Vitamina D: A vitamina D atua em conjunto com o cálcio e interfere nos níveis de estrogênio. Para isso, o indicado é consumir alimentos como ovos, leite e salmão. Além disso, não deixe de se expor ao sol por ao menos 15 minutos ao dia, antes das 10h ou depois das 16h.
- Vitamina E: Alimentos como cereais integrais, nozes, castanhas, azeite de oliva, azeitona, óleo de soja e de girassol, milho, gema de ovo, agrião e gérmen de trigo são fontes desse nutriente e ajudam a reduzir sintomas como cólica e dor de cabeça.
- Fibras: Alimentos que contêm fibras, como grãos, cereais, frutas e vegetais, ajudam no bom funcionamento do intestino, o que evita problemas como prisão de ventre. Além disso, esses nutrientes mantêm o nível de açúcar no sangue, o que confere maior saciedade e evita aquela vontade incontrolável de comer doce.
- Ácidos graxos: Os ácidos graxos são bons aliados na luta contra a TPM. O ômega 3 é encontrado no salmão, na sardinha, no óleo de soja, no azeite e na linhaça e tem propriedades anti-inflamatórias que reduzem as espinhas, tão comuns nesse período. Já o ômega 6 está presente em alimentos como óleo de milho, óleo de girassol, leite, ovos, lula e açafrão e tem como função aliviar a retenção de líquidos, dores nas mamas e a irritabilidade.
- Cálcio: O cálcio diminui a contração muscular do útero e a retenção de líquidos. Por isso, o consumo de alimentos como leite e vegetais de cor verde-escura ajuda a aliviar a cólica e a dor nas costas.
- Magnésio: Esse mineral ajuda a complementar a função do cálcio e, com isso, auxilia na redução de sintomas como a cólica, a compulsão por doces e a dor de cabeça. Alimentos ricos nesse nutriente: vegetais de cor verde-escura, nozes, granola, arroz integral, abacate e beterraba.
- Zinco: Alimentos como carnes magras, peixes, leite, cereais integrais, feijões e nozes são fontes desse mineral e ajudam a reduzir sintomas como ansiedade e irritabilidade. Além disso, controlam o aparecimento de acne, que costuma ser acentuado nesse período.
É importante ainda evitar o consumo de bebidas que contêm cafeína, como café, refrigerantes e chá, pois aumentam a irritabilidade, aceleram o batimento cardíaco e causam insônia. Durante esse período, corte ainda a ingestão de gorduras saturadas, como frituras, carnes e queijos amarelos, pois estimulam o surgimento de inflamações.
Viver Notícia