segunda-feira, 15 de julho de 2024

Pode misturar produtos de skincare?

A rotina de cuidados com a pele pode ser um quebra-cabeça, especialmente quando se trata de misturar produtos de skincare. Muitas vezes, nos perguntamos: “será que posso usar esse sérum com aquele hidratante?” ou “quais ativos são seguros para serem combinados?”. 

A dermatologista e expert, Denise Lage, responde essas e outras perguntas aqui na matéria, confira e não erre mais na junção de produtos na pele.

Misturar produtos de skincare de forma correta pode potencializar os benefícios dos ativos, proporcionando uma pele mais saudável e radiante. 

Alguns ingredientes podem se complementar, potencializando os benefícios, enquanto outros podem causar irritações ou anular os efeitos um do outro. Com as orientações certas, é possível criar uma rotina de cuidados eficaz e segura.

Quais combinações de ativos são clássicas no skincare?

A dermatologista indica que a combinação de antioxidantes, como por exemplo vitamina C, ácido ferúlico e chá verde, é uma das mais conhecidas e seguras, ideal para adaptar em diferentes tipos e necessidades de pele.

“Esses antioxidantes podem ser combinados de acordo com o tipo da sua pele. Se você quiser tratar prevenção de envelhecimento, a gente pode associar ao ácido hialurônico, que já ajuda no tratamento das linhas finas”, indica a expert.

  • Para casos de acne: antioxidantes + ácido salicílico.
  • Para o corpo: antioxidantes + coenzima Q10.
  • Para anti-idade: antioxidantes + ácido hialurônico.

Posso usar ácido hialurônico e ácido retinóico juntos?

Antes de fazer a combinação, um dos pontos principais é entender qual o seu tipo de pele, se possui rosácea ou se é uma pele sensível. 

Como funciona o ácido hialurônico na pele?

Esse ácido possui afinidade pela água, ou seja, ele hidrata, melhora as linhas de expressão, o viço e a qualidade da pele. 

“É um componente natural da nossa pele e ele vai diminuindo com a idade. Alguns agressores naturais, como a poluição, a exposição solar e também a má alimentação, tudo isso, acelera a degradação do ácido hialurônico do nosso organismo”, explica. 

Denise também indica que o uso combinado do ácido hialurônico com antioxidantes é ótimo para combater essa degradação natural do ativo na pele.

Como funciona o ácido retinóico na pele?

Segundo a Dra. Denise, é um dos melhores ativos para anti-idade, “ele faz uma renovação celular, também melhora elasticidade, qualidade da pele e fecha os poros”.

Mas atenção, esse é um dos ácidos que não pode ser usado em peles sensíveis ou com rosácea.

“Tem algumas formulações, como retinol e não a tretinoína, que você pode associar com alguns ativos anti-inflamatórios para melhorar essa sensibilidade. Mas de modo geral a pele sensível não tolera o uso de ácido retinóico!”

Posso usar niacinamida e AHAs para tratar acne?

“Uma opção boa para o tratamento da acne é a composição de niacinamida, com efeito anti-inflamatório, e de ácido glicólico, que atua também no tratamento da acne com efeito clareador, anti-acneico e reparador”, indica Denise.

Os AHAs (Alfa-Hidroxiácidos) têm um grupo no composto para o hidróxido e essa classe consiste em vários ácidos, como por exemplo: ácido glicólico, ácido lático e ácido mandélico. 

Já a niacinamida é um princípio ativo muito versátil, com ação calmante e anti-inflamatória, ela pode ser usada em praticamente todos os tipos de pele. 

“A niacinamida tem ação clareadora, que pode ser usada em quem tem melasma, a ação anti-inflamatória pode ser usada em quem tem acne e também, pode ser associada a outros ativos quando a gente quer uma ação calmante e anti-inflamatória”, fala.

Dica da dermatologista: “A niacinamida deve ser evitada junto com a prescrição da vitamina C, porque ela pode diminuir a eficácia da vitamina C.”

O protetor solar potencializa a ação da vitamina C?

A associação de vitamina C e protetor solar é um clássico! 

“A vitamina C é um antioxidante, então, ela age diminuindo a formação de radicais livres quando a gente está exposto ao sol. E o protetor solar impede que a radiação ultravioleta cause manchas e o fotoenvelhecimento, essa combinação é perfeita!”, indica a expert.


Fonte: Beleza na Web