quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Descubra qual o melhor chocolate para a saúde e para a sua dieta

Quando nos deparamos com a dúvida sobre qual é o chocolate mais saudável, normalmente vem à mente a resposta mais óbvia: aquele que tem alto teor de cacau – o que não é uma mentira, mas existem outros fatores que podem ser acrescentados também.

Vamos a um exemplo: ao pegar duas barras de chocolate com a mesma porcentagem de cacau para compará-las, percebe-se que uma não é igual a outra. Isso acontece porque os ingredientes não são os mesmos, muito menos a quantidade de açúcar e gordura utilizados.

Diante disso, saber fazer a escolha certa para manter o doce dentro da dieta é fundamental – e é exatamente isso que nós vamos explicar para você hoje, além de outros pontos importantes sobre essa questão também.


Qual a quantidade ideal de chocolate que posso comer?

Já se sabe por meio de nutricionistas que, quando a vontade de comer chocolate aparece, o ideal não é não comê-lo, mas sim comê-lo na quantidade correta. Agora, qual é essa quantidade?

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que o segredo vai ser sempre a moderação. Segundo profissionais da área, 30g de chocolate por dia já são suficientes para saciar a sua vontade – além de aproveitar os benefícios do alimento, é claro.

Além da quantidade certa, apreciar um bom chocolate no horário correto também faz diferença. Caso você não tenha ideia de qual seja esse horário, ele se caracteriza como aquele que é após a refeição principal, como o almoço.

Como outros alimentos são absorvidos durante essa refeição, ricos em proteínas e gordura, a absorção do chocolate não vai ser 100%, pois o organismo terá a função de absorver, também, todos os outros nutrientes.

Tipos de chocolate

Quem ama um bom chocolate sabe que existem diversos tipos do doce no mercado. Conheça quais são os principais:

Chocolate ao leite

A composição do chocolate ao leite tem, no mínimo, 25% de cacau. Porém, ao mesmo tempo, possui bastante leite, ingrediente que é rico em colesterol e gordura saturada.

Chocolate meio amargo

Ao contrário da versão ao leite, o chocolate meio amargo possui pelo menos 40% de cacau em sua composição, além de ter menos açúcar e leite. Mesmo sendo mais saudável que o anterior, ainda não possui a quantidade ideal de cacau para ser considerado como o melhor para a saúde.

Chocolate amargo

Composto por 70% de cacau ou mais, o chocolate amargo não possui leite em sua fórmula e conta com bem menos gorduras e açúcar. Esse é o melhor tipo de chocolate para ser consumido diariamente e aproveitar, assim, seus benefícios – lembrando apenas de que a quantidade padrão é de 30g por dia.

Chocolate branco

Por não possuir cacau em sua composição, apenas açúcar e manteiga de cacau, o chocolate branco tem grandes quantidades de gorduras hidrogenadas, o que não contribui em quase nada para a nossa saúde.

Chocolate light

Versões light de produtos normalmente têm quantidades menores de algum de seus ingredientes ou em seu valor energético. Diante disso, é imprescindível ler a embalagem do chocolate antes de consumi-lo.

Chocolate diet

Recomendado para pessoas diabéticas, chocolates diet não possuem açúcar em sua fórmula. Contudo, a quantidade de gordura pode ser maior que o normal. Por isso, fique atento!

Chocolate vegano

Um chocolate vegano não leva nenhum derivado de leite ou produtos animais em sua composição. Dessa forma, ingredientes como leite, mel e glicerina podem ser substituídos por manteiga de cacau, leite de coco e lecitina de soja, por exemplo.

Qual o chocolate mais saudável?

Para que um chocolate seja considerado saudável, ele precisa ter:

⦁ Poucos ingredientes;

⦁ Maior teor de cacau;

⦁ Menor teor de gordura e que seja proveniente apenas da manteiga de cacau;

⦁ Ingredientes naturais.


Ao observar essa lista, pode-se dizer que os melhores chocolates para a saúde são os meio amargo, uma vez que possuem a melhor relação entre a porcentagem do cacau e a quantidade de outros nutrientes. No entanto, quando consumido em excesso, esse tipo de chocolate também pode prejudicar a saúde.


Principais benefícios do chocolate meio amargo

Além de ser composto com um teor mais alto de cacau, o chocolate meio amargo ainda traz outros benefícios ao organismo. Descubra a seguir alguns deles:

Para o fígado

Quando o chocolate meio amargo é consumido em pequenas doses, ele pode ser muito benéfico ao fígado. Isso acontece pelo produto possuir antioxidantes, os quais ajudam no fluxo sanguíneo das veias que irrigam o órgão, favorecendo o seu desempenho.

Para o coração

Os antioxidantes presentes no chocolate meio amargo também facilitam a circulação sanguínea, o que promove um bom fluxo de sangue no organismo e, consequentemente, diminui o risco de doenças cardíacas.

Além disso, esse tipo de chocolate também contém teobromina, substância que estimula os músculos do coração, deixando-o mais forte.

Para tosse

A teobromina, além de ser benéfica para o coração, também atua positivamente no sistema nervoso central.

Sua ação já foi comprovada cientificamente e, dentre as ajudas que causa, está no alívio da tosse e de problemas respiratórios, por conta do seu efeito terapêutico.


Fonte: Doce Beijo - Chocolateria