quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Cronograma capilar: saiba o que é e como montar o seu

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados criada de acordo com as necessidades do seu cabelo, ele pode ser definido como uma agenda que organiza quando é preciso hidratar, nutrir e reconstruir o cabelo, em casa mesmo. O cronograma capilar pode ser adaptado e modificado na medida em que for necessário.

Para te ajudar a montar o seu próprio cronograma, fizemos um guia com todos os passos. A proposta é simples: fazer com que você conheça melhor os seus fios e aprenda a perceber os tratamentos que ele realmente precisa. Confira todas as dicas!


O que é cronograma capilar?

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados para os cabelos. No geral, ela é feita durante 4 semanas, mas você pode adaptar de acordo com a sua rotina e necessidade dos fios. O cronograma capilar é indicado para cabelos ressecados, oleosos, coloridos, quebradiços, sem brilho e elásticos. Com a rotina de cuidados é possível recuperar e devolver a vitalidade para os fios.

O cronograma capilar tem a etapa de hidratação, nutrição (umectação) e reconstrução. Para entender o que o seu cabelo precisa, uma boa dica é colocar um fio do seu cabelo em um copo com água e aguardar por 3 minutos. Se o fio boiar, ele precisa mais de hidratação, se ficar no meio do copo ele necessita de nutrição, agora, se ele afundar, o foco é reconstrução.


Para que serve o cronograma capilar?

O cronograma capilar serve para repor a água, nutrientes, lipídios e massa dos fios. A falta dessas características resulta em cabelos secos, porosos, sem brilho, quebradiços e sem movimento. Alguns cabelos tendem a ter essas características, então esses cuidados ajudam a reverter a situação. Mas, na maioria dos casos, os fios ficam desta forma por conta de processos químicos e físicos como o uso de chapinha, secador ou processo de alisamento e coloração.


Quais são os tratamentos no cronograma capilar?

O cronograma capilar é composto por três tratamentos: hidratação, umectação e reconstrução. Esses tratamentos são os responsáveis por garantir um cabelo macio, nutrido, com brilho e saudável. A constância de cada tratamento na sua rotina de cuidados vai depender da situação e das necessidades do seu cabelo.

Mas, no geral, ao montar um cronograma capilar os passos de hidratação e umectação/nutrição são os que mais se repetem, enquanto a reconstrução capilar deve ser feita uma vez no mês ou a cada 15 dias. Abaixo, entenda com mais detalhes a função e importância de cada passo do cronograma capilar.


Cronograma capilar: hidratação

A hidratação é a etapa do cronograma capilar que tem o objetivo de devolver umidade e nutrientes para os fios. O uso excessivo de fontes de calor, exposição ao sol, vento e poluição são alguns dos fatores que colaboram para a perda de água pelos fios. A hidratação deve ser feita no cabelo com uma máscara de tratamento hidratante.


Cronograma capilar: nutrição ou umectação

A etapa de nutrição, ou umectação capilar, tem como objetivo devolver lipídios e nutrientes aos fios. Os lipídios são gorduras produzidas pelo couro cabeludo que resultam nos óleos para os cabelos. Fios oleosos tendem a ter muito lipídio enquanto os cabelos secos não têm tanto.

Isso acontece principalmente com cabelos cacheados e crespos, as curvas dos fios dificultam a transferência de óleo do couro cabeludo para o resto dos fios. Por isso, o uso de máscara de tratamento que contenham óleos ajuda a repor esses compostos no resto dos fios.


Cronograma capilar: reconstrução

A reconstrução capilar tem como objetivo devolver massa para os fios. Essa massa da fibra capilar, muitas vezes, é retirada por conta de processos químicos como descoloração, tintura e alisamentos que deixam os cabelos finos, quebradiços e porosos.

Por se tratar de um processo mais intenso, a reconstrução deve ser feita apenas quando realmente for necessária. Em cabelos extremamente danificados ela pode ser feita durante uma vez na semana, cabelos com danos médios de 15 em 15 dias enquanto nos outros uma vez no mês.


Como fazer cronograma capilar?

Para fazer o cronograma capilar é essencial entender quais tratamento seu cabelo necessita, por isso, fazer o teste de porosidade do fio é essencial. Depois de identificar as principais necessidades do seu cabelo, chegou o momento de montar o seu cronograma capilar, que no geral conta com dois ou três tratamentos por semana, que podem ser adaptados de acordo com a sua rotina para garantir a constância do tratamento.

O cronograma capilar é feito durante a lavagem do cabelo com a adição de máscara de tratamentos e óleos hidratantes, nutritivos e que garantem a reconstrução do fio. Abaixo, entenda como fazer o teste de porosidade do cabelo e entenda como montar o cronograma capilar de acordo com o seu tipo de cabelo.

Teste de porosidade para descobrir se o cabelo está saudável

Fazer um teste de porosidade é o primeiro passo para montar o cronograma capilar. A partir disso você consegue ver se o cabelo está saudável ou não, já que é a porosidade é o que define a capacidade do fio em absorver nutrientes. Entenda como fazer o teste de porosidade:

1. Encha um copo com água e coloque alguns fios de cabelo dentro;

2. Aguarde cerca de 10 minutos;

3. Observe se os fios afundaram, se ficaram no meio do copo ou se boiaram.


Resultado: se os fios afundam, é sinal de alta porosidade. Isso quer dizer que as cutículas estão abertas, o que ajuda o cabelo a absorver água ao mesmo tempo em que perde nutrientes. Se os fios boiaram, significa que as cutículas estão muito fechadas, o que impossibilita a absorção de nutrientes. Agora, se os fios ficam no meio do copo com água, quer dizer que as cutículas estão meio abertas e que os fios absorvem tratamentos na medida certa, ou seja, estão saudáveis. Nesse caso é necessário cuidados preventivos para garantir que a saúde do fio seja mantida.


Entenda a ideia do cronograma capilar semanal

Agora que você já sabe a situação do seu cabelo em relação à porosidade, a dica é montar um cronograma com base no resultado. A agenda funciona assim: você escolhe 3 dias na semana para, em cada um deles, fazer um dos tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução.

Não importa o tipo do seu cabelo, liso, ondulado, cacheado ou crespo- a quantidade de dias por semana pode ser a mesma. O segredo para um bom resultado é a ordem dos tratamentos, que não são as mesmas para todo cabelo.


Cronograma capilar é para todos os tipos de cabelo

Como saber a ordem dos tratamentos no cronograma capilar?

Lembra do teste de porosidade? É a partir dele que você pode montar a ordem dos tratamentos. Além de fazer o teste do toque no próprio cabelo, os cabelos com hidratação em dia geralmente não aparentam frizz ou aspereza, mas podem estar danificados no interior da fibra, ou seja, podem estar precisando de nutrição e de reconstrução.

A dica é escolher um fio para puxar pela ponta. Se ele quebrar facilmente ou ficar muito elástico, como se fosse chiclete, é sinal de que falta um desses dois tratamentos, dessa forma é possível fazer o teste de toque dos fios. Após descobrir mais detalhes sobre a porosidade do seu fio, alguns passos podem ser seguidos para montar o seu kit do cronograma capilar. Confira algumas dicas:


● Baixa porosidade: fios com baixa porosidade precisam, primeiro, de hidratação, porque as cutículas estão muito fechadas e, por isso, não vão abrir espaço para outros tratamentos, nem mesmo a água. Geralmente, o aspecto do cabelo é ressecado, com frizz, com pontas duplas e muito quebrado.


● Média porosidade: esse tipo de cabelo é considerado saudável porque está bem hidratado. Mas com o teste de toque do fio você pode perceber porosidade no fio, quebradiço e sem brilho, vale testar a nutrição e a reconstrução como primeiros tratamentos do cronograma semanal. A nutrição é feita com óleos, enquanto a reconstrução é a recarga de queratina, ou seja, massa capilar. 


● Alta porosidade: nesse tipo de cabelo, as cutículas estão totalmente abertas ou danificadas, fazendo com que o fio absorva água e nutrientes ao mesmo tempo em que perde. Ou seja, os tratamentos não costumam fazer efeito por muitos dias. A dica é apostar na reconstrução, que devolve massa, como queratina, à fibra capilar. Depois, está liberado fazer nutrição e hidratação. 


Tipos de cronograma capilar

Para além dos passos de hidratação, umectação e reconstrução capilar que formam o cronograma capilar, tem um objetivo com o seu cronograma pode ajudar escolher os melhores ativos e produtos para atingir o que você quer.

Por exemplo, o cronograma capilar para crescimento deve ter ativos que fortaleçam e fortaleçam os fios, assim como o cronograma para cabelo cacheado deve ter produtos adaptados para esse tipo de fio e os ativos indicados para esse cabelo. Abaixo, separamos algumas dicas que você deve levar em consideração para fazer um cronograma capilar personalizado.


Cronograma capilar para crescimento

O cabelo cresce de 1 a 1,5 cm por mês, esse número não tem como ser alterado, mas é possível criar uma rotina de cuidados para garantir que ele siga de forma saudável e constante. Por isso, além do cronograma capilar para crescimento, manter uma alimentação saudável, noites de descanso e evitar estresse vai garantir que o cabelo cresça de uma forma saudável.

O cronograma capilar para crescimento deve ser focado em fortalecer o cabelo, para que ele cresça saudável e sem a possibilidade de quebra, por isso, investir em ativos nutritivos como babosa e óleo de ricino são boas opções. Além disso, o passo de hidratação também evita o ressecamento, que pode secar o cabelo mais fraco. Outra dica, é evitar penteados muito apertados, deixar o cabelo seco para arejar e desembaraçar os fios úmidos para evitar a quebra capilar.


Cronograma capilar para cabelo oleoso

Já as pessoas que têm cabelo oleoso sabem a necessidade de ter produtos que controlem a oleosidade excessiva dos fios. Por isso, cremes de tratamento com ativos antioleosidade, como o ácido salicílico são importantes para adicionar no cronograma capilar.

Além do passo de hidratação que também deve ser mantido para garantir o controle da oleosidade. A umectação pode ser feita mas em uma periodicidade menor, a cada 15 dias. Além dos cuidados capilares, uma rotina com alimentação balanceada também é essencial para controlar a oleosidade do cabelo.


Cronograma capilar para cabelo cacheado

Para quem tem cabelo cacheado, o uso de produtos que garantem a nutrição é essencial. Isso porque esse tipo de cabelo tende ser mais ressecado por conta da curvatura, e um cabelo hidratado e nutrido define com maior facilidade e mantém os cachos por mais tempo.

Por isso, investir em produtos desenvolvidos especialmente para os cabelos cacheados e enriquecidos com ativos nutritivos e hidratantes é essencial. Opções com proteção térmica também são boas opções, principalmente se você usa o secador e o difusor para finalizar os cachos. Para cuidar dos cabelos cacheados, utilize pentes de dentes largos, finalize o cabelo em pequenas partes e, além dos cremes de tratamento, aposte em etapas de umectação feitas com os óleos vegetais puros, principalmente se o seu cabelo tende a ser mais ressecado.


Cronograma capilar para loiras

Quem já pintou o cabelo de loiro sabe que após o processo de coloração é preciso manter uma rotina de cuidados intensa com o cabelo. Por isso, criar um cronograma capilar adaptado para os cabelos loiros é essencial para garantir que a cor e o cabelo fique com brilho. Escolha produtos feitos especialmente para cabelos coloridos e, no caso dos cabelos loiros, mantenha a rotina de matizar os fios para garantir uma cor mais duradoura.

A etapa de reconstrução capilar é essencial para quem pintou o cabelo de loiro, dessa forma é possível garantir que o cabelo vai ficar fortificado e evitar o aparecimento de pontas duplas, frizz e com que os fios fiquem quebradiços. Além disso, a hidratação garante o movimento, maciez e brilho dos fios. Enquanto a nutrição capilar é essencial para intensificar o brilho natural do cabelo loiro e ajudar na fortificação dos fios.


Quantas vezes por semana faz o cronograma capilar?

O cronograma capilar pode ser feito 3 ou 2 vezes por semana. O ideal é encaixar a rotina de cuidados três vezes na semana. Mas, com a rotina do dia a dia, muitas vezes essa frequência alta dificulta a manutenção da rotina de cuidados, que deve periodicidade. Por isso, se você quiser começar ou adaptar o seu cronograma capilar, passe a fazer ele duas vezes por semana.


Como lavar o cabelo no cronograma?

Entender como lavar o cabelo durante os cuidados com os fios no cronograma capilar é essencial para uma limpeza eficiente. Antes de tudo é importante lembrar que o cabelo não deve ser lavado todos os dias.

Na hora de lavar o cabelo, aplique o shampoo apenas no couro cabeludo e massageie os fios. Enquanto o condicionador deve ser utilizado apenas no comprimento do cabelo, evitando o couro cabeludo.


Quem pode fazer o cronograma capilar?

Todas as pessoas podem fazer cronograma capilar! O cronograma capilar é indicado para todos os tipos de cabelo, então não há nenhuma restrição. Por se tratar de uma rotina de cuidados intensa, opte por fazer o cronograma quando você sentir que o seu cabelo está necessitando de mais reparo e cuidados. Dessa forma, é possível recuperar a hidratação, brilho e o movimento dos fios com alguns passos.


O que não fazer durante o cronograma capilar?

Agora que você já sabe os benefícios do cronograma capilar, como montar e como encaixar na rotina, separamos algumas coisas que você não deve fazer durante o cronograma capilar ou erros comuns que podem ocorrer.

É importante lembrar que o cronograma capilar é individual, por isso cuidados que dão certo para outra pessoa pode não funcionar para você porque cada cabelo é de um jeito, por isso monte um cronograma capilar personalizado para o seu tipo e as necessidades do seu cabelo.

Lavar o cabelo em excesso também pode causar efeito rebote, o que faz com que o cabelo fique mais oleoso ou ressecado. Usar fontes de calor, como chapinha e secador, em excesso é prejudicial para a saúde dos fios. Assim como a falta de regularidade nos cuidados capilares, o cronograma capilar deve ser seguido na periodicidade correta. Além disso, é importante escolher bons produtos para o tratamento do cabelo e garantir todos os benefícios.


Como montar um kit cronograma capilar?

Para montar um kit de cronograma capilar é essencial entender quais tratamentos você vai fazer e o seu tipo de cabelo, para escolher os produtos para cronograma para crescimento, cabelo cacheado ou cabelo oleoso.



Fonte: L'óreal