sábado, 9 de dezembro de 2023

Excessos de fim de ano: Cuidado!

As festas de final de ano proporcionam momentos de descontração e felicidade. Porém, a fartura de comidas e bebidas às vezes fazem com que a gente cometa alguns excessos prejudiciais ao nosso bem-estar e saúde. A parcimônia é a melhor aliada para aproveitarmos as festividades sem pagar um preço alto depois.


Nas festas, geralmente, é servida uma grande variedade de pratos ricos em açúcares e gorduras e a vontade de provar de tudo pode nos levar a comer mais do que deveríamos. Quando isso acontece, o sistema digestivo fica sobrecarregado e as dores abdominais, má digestão, azia e outros desconfortos ocorrem, atrapalhando não só a celebração como o funcionamento correto do corpo.


A dica é maneirar nas porções, dessa forma você experimenta tudo que tiver vontade e também não deixa de comer os quitutes preferidos.


Outro ponto que é importante ser tratado é sobre o consumo excessivo de álcool. Deve sempre ser evitado, pois pode gerar além dos inconvenientes sociais, uma noite inteira passando mal e no dia seguinte a conhecida ressaca. Se a ingestão de bebidas alcoólicas for abusiva os problemas são ainda maiores e o prejuízo é alto para órgãos como o fígado e pâncreas. Dependendo do metabolismo da pessoa o risco de coma alcoólico é uma realidade.


Mais uma vez a orientação é o bom-senso e também a hidratação constante. Beber bastante água antes da festa e intercalar as doses de bebidas alcoólicas com sucos ou água é o ideal para que os efeitos da embriaguez não sejam tão intensos.


Lembre-se: Não há necessidade de exageros. É primordial se cuidar.


Fonte: Hospital Viver