Você já ouviu aquela velha piada que a vida começa aos 40? Pois é, a vida nos consultórios médicos começa aos 40 anos!!! Em se tratando dos olhos isso é verdade.
Qual o motivo, por volta dos 40 anos, das pessoas terem dificuldade em enxergar a tela do celular, o rótulo dos alimentos e até o prato de comida? O motivo é o envelhecimento. É normal que as pessoas comecem a perder a capacidade visual de focalizar objetos próximos. Esta diminuição da visão, também conhecida como “vista cansada”, é chamada tecnicamente de presbiopia.
A presbiopia é um problema de visão comum, que afeta pessoas a partir dos 40 anos de idade e provoca a terrível necessidade de afastar os objetos dos olhos – parece que os braços ficaram curtos.
Os míopes têm a visão ruim para longe, mas, se retiram os óculos para longe, enxergam melhor para perto. Já as pessoas que não precisam de óculos (emétropes) sofrem apertando os olhos e buscando locais iluminados para poder ler após a fatídica idade dos 40 anos. E os hipermetropes sofrem ainda mais, pois os óculos para longe não ajudam tanto para perto e, se tirarem os óculos de longe, a visão para perto piora consideravelmente.
Esticar os braços, apertar os olhos ou procurar locais iluminados para poder ler, dor de cabeça, cansaço visual no trabalho, dificuldade em ver a tela do celular incomoda muito, muito mesmo, mas tem solução eficiente. Entre as opções, indica-se o uso de óculos, lentes de contato e cirurgia. Tudo depende de cada caso.
Se envelhecer faz parte da vida, é possível amenizar os efeitos no corpo com hábitos de vida saudáveis: alimentação regrada, combate ao sedentarismo, não fumar e não beber, controle adequado de doenças sistêmicas, como diabetes, por exemplo.
Os mais perfeccionistas sentem os sintomas antes, os mais desligados demoram a perceber (ou aceitar), mas, repito, faz parte da vida e a solução é muito eficiente: procure seu oftalmologista e avalie a saúde ocular. Prevenir é viver com mais qualidade.
Fonte: Marcelo Creppe - Oftamologista