segunda-feira, 10 de julho de 2023

8 chás para desentupir o nariz naturalmente

Alguns chás, como o chá de gengibre e alho ou o chá de hortelã-pimenta, podem ajudar a desentupir o nariz naturalmente, pois possuem substâncias com propriedades descongestionantes, anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a remover o muco e as secreções e a aliviar a inflamação das vias respiratórias.

O nariz entupido, ou congestão nasal, pode ser causado por resfriado, gripe, sinusite ou rinite, que fazem com que os vasos sanguíneos do nariz fiquem inchados e inflamados ou que ocorra um aumento da produção de muco e secreções, que entopem o nariz. 

Embora não sirvam para substituir o tratamento médico, os chás são uma boa opção para desentupir o nariz naturalmente, e podem ser usados para complementar o tratamento indicado pelo médico.

Algumas opções de chás para desentupir o nariz naturalmente são:


1. Chá de gengibre e alho

O chá de gengibre e alho tem propriedades antioxidantes, antibacterianas e anti-inflamatórias devido a substâncias como a alicina, presente no alho, e os compostos fenólicos do gengibre, como o gingerol, chogaol e zingerona. Estas substâncias ajudam a combater a sinusite ou rinite que podem causar nariz entupido e coriza, além de dor de garganta e mal estar geral. 

Ingredientes:

  • 3 dentes de alho descascados e cortados ao meio;
  • 1 cm de raiz de gengibre ou ½ colher de chá de gengibre em pó;
  • 3 xícaras de água;
  • Mel para adoçar (opcional).

Modo de preparo:

Ferver a água com o alho. Retirar do fogo e acrescentar o gengibre e o mel. Coar e servir a seguir. 

ATENÇÃO:

O gengibre não deve ser consumido por pessoas que usam anticoagulantes, e por isso deve ser retirado do chá nesses casos. Durante a gravidez, o gengibre só deve ser usado na quantidade de 1 g por dia e até um máximo de 4 dias.


2. Chá de hortelã-pimenta

O chá de hortelã-pimenta é rico em mentol, um óleo essencial com propriedade descongestionante natural que ajuda a desentupir o nariz e aliviar a coriza ou sensação de nariz escorrendo.

Além disso, este chá tem propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a reduzir a inflamação das vias respiratórias e a irritação dos seios nasais que causam a congestão nasal, especialmente nos casos de sinusite ou rinite alérgica.

Ingredientes:

  • 6 folhas picadas de hortelã-pimenta;
  • 150 mL de água fervente.

Modo de preparo:

Numa xícara adicionar a água sobre as folhas picadas de hortelã e deixar repousar por 5 a 7 minutos. Coar, adoçar com mel se desejar e tomar 3 a 4 xícaras por dia. 


3. Chá verde

O chá verde, conhecido cientificamente de Camellia sinensis, possui compostos fenólicos na sua composição, como a epigalocatequina, que tem propriedades antioxidantes, ajudando a reduzir o estresse oxidativo causado pelos radicais livres nas células, o que melhora a ação do sistema imunológico, ajudando o corpo a combater infecções como o resfriado, aliviando o nariz entupido. 

O chá verde pode ser utilizado na forma de chás, infusões ou extrato natural, e deve ser utilizado com orientação médica pois o uso em excesso pode prejudicar o fígado. 

Ingredientes:

  • 1 colher (de chá) de folhas de chá verde ou 1 sachê de chá verde;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar as folhas ou o sachê de chá verde na xícara com água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Coar ou retirar o sachê e beber em seguida. Este chá pode ser consumido de 3 a 4 vezes ao dia, ou conforme orientação médica.

ATENÇÃO:

O chá verde não deve ser consumido por crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, por pessoas que têm insônia, hipertireoidismo, gastrite ou hipertensão arterial. Além disso, por conter cafeína na sua composição, deve-se evitar tomar este chá no fim do dia ou em quantidade superior à recomendada.


4. Chá de alteia 

O chá de alteia é excelente opção natural para o nariz entupido, pois esta planta medicinal da espécie Althaea officinalis, possui propriedades descongestionantes, expectorantes, anti-inflamatórias e emolientes, ajudando a desinflamar os vasos sanguíneos do nariz e a desentupir o nariz.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de raiz de alteia;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar a raiz de alteia na xícara com água fervente e deixar descansar por 10 minutos. Coar e beber em seguida, até 2 xícaras por dia.

ATENÇÃO:

O chá de alteia não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Além disso, pessoas com diabetes só devem consumir este chá com orientação médica, pois pode aumentar o efeito dos medicamentos antidiabéticos e causar alterações nos níveis de glicemia.


5. Chá de açafrão

O açafrão, também chamado de cúrcuma, é rico em curcumina, uma substância com propriedade anti-inflamatória potente, que age diminuindo os sintomas da inflamação, o que pode ajudar a aliviar os sintomas de dor e pressão no rosto, além do mal estar geral causado pela sinusite.

Ingredientes:

  • 1 colher rasa (de chá) de açafrão/cúrcuma em pó (200 mg);
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Colocar a água para ferver e adicionar o açafrão/cúrcuma. Deixar ferver por 5 a 10 minutos. Coar o chá e beber. Pode-se beber de 2 a 3 xícaras de chá de açafrão por dia.

Outra opção é consumir a cúrcuma na forma de cápsulas, que pode ser usada tomando 2 cápsulas de 250 mg a cada 12 horas, totalizando 1 g por dia. Saiba como usar a cúrcuma em cápsulas. 

ATENÇÃO:

O açafrão/cúrcuma não deve ser usado por mulheres grávidas, ou pessoas que tomam anticoagulantes, como varfarina, clopidogrel ou ácido acetilsalicílico, pois pode aumentar o risco de sangramentos ou hemorragias.


6. Chá de endro 

O chá de endro, preparado com a planta medicinal Aneethun graveolens, é um ótimo remédio caseiro para o nariz entupido porque possui propriedades expectorantes, ajudando a retirar o muco e as secreções.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de folhas de endro;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

  • Colocar o endro na xícara de água fervente. Deixe repousar por 15 minutos, coar e tomar a seguir.
  • O chá de endro não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação.


7. Chá de tomilho 

Um excelente tratamento natural para aliviar o nariz entupido é tomar chá de tomilho, pois é rico em substâncias anti-inflamatórias e antissépticas, como timol, carvacrol, cimeno e linalol, com ação expectorante, antibacteriana e antiviral que ajuda a eliminar as secreções nasais, ao mesmo tempo que ajuda a eliminar a infecção que está causando o problema.

Assim, este chá além de desentupir o nariz, melhora os sintomas de gripes, resfriados,  alergias ou sinusite, como o excesso de espirros e a coriza. Os ingredientes utilizados eliminam o excesso de catarro nas fossas nasais, melhorando assim a respiração.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de extrato de tomilho seco ou 2 ramos de tomilho fresco;
  • 1 litro de água fervente;
  • 1 colher (de sopa) de mel (opcional).

Modo de preparo:

Adicionar o tomilho seco na água fervente e deixar descansar por 5 a 10 minutos. Coar e beber até 3 xícaras por dia.

ATENÇÃO:

O chá de tomilho não deve ser usado por pessoas com problemas no estômago como gastrite ou úlcera, por pessoas com doenças no fígado ou que usam remédios anticoagulantes como varfarina ou clopidogrel, por exemplo.


8. Chá de urtiga

O chá de urtiga, preparado com a planta medicinal Urtica dioica, permite bloquear os efeitos da histamina no corpo, a substância responsável pela resposta inflamatória nos casos de alergia. Assim, tomar este chá ao longo do dia ajuda a desentupir o nariz, especialmente quando é causado por rinite alérgica.  

Ingredientes:

  • 2 colheres (de café) de folhas picadas de urtiga;
  • 200 mL de água.

Modo de preparo:

Ferver a água e juntar as folhas de urtiga, em seguida deixar repousar por 10 minutos, coar e tomar de 3 a 4 xícaras do chá por dia.

Outra opção é tomar as cápsulas de urtiga em dose de 300 a 350 mg, 2 a 3 vezes ao dia.

ATENÇÃO:

O chá de urtiga não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com doenças cardíacas ou que possuem função renal prejudicada.


Fonte: Tua Saúde