sábado, 10 de junho de 2023

Mialgia: saiba como aliviar a dor muscular rapidamente

Mesmo que mialgia não seja uma palavra que você fale com frequência, é muito provável que você já tenha sofrido com ela. Isso porque mialgia é o termo médico que se refere às famosas e incômodas dores musculares.

Dependendo da situação, algumas pessoas podem sentir dor muscular no corpo todo, enquanto outras experimentam a mialgia em regiões específicas. Ao lado da dor muscular em si, também podem aparecer sintomas como cãibras musculares e espasmos musculares.


As causas da mialgia

Ao começar uma nova atividade física ou mudar a sua rotina de treinamentos, uma pessoa pode sentir dor muscular. Ela pode aparecer de seis a 12 horas depois do treino e durar até 48 horas.

No entanto, essa não é a única possível causa da mialgia. Ela ainda pode ser provocada por outros fatores como:

  • Lesões como tendinite, tendinose, estiramentos, entorses e síndrome dolorosa miofascial, devido a movimentos repetitivos.
  • Infecções como gripes, resfriados, doença de Lyme, malária e triquinose.
  • Doenças autoimunes como lúpus, esclerose múltipla e miopatias inflamatórias como miosite por corpos de inclusão e polimiosite.
  • Doenças neuromusculares como esclerose lateral amiotrófica (ELA), distrofia muscular, miastenia gravis e atrofia muscular espinhal.
  • Certos medicamentos e tratamentos como quimioterapia e radioterapia para câncer, remédios para pressão arterial elevada como inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA) e estatinas usadas para diminuir os níveis de colesterol.


Como aliviar a dor muscular

A melhor forma de aliviar a dor muscular sempre vai depender daquilo que está causando o problema.

Por exemplo, uma das dicas é descansar e elevar a região afetada pela mialgia ou dor muscular. Outra dica é alternar entre aplicar bolsas de gelo, para diminuir a inflamação, e compressas quentes, para melhorar o fluxo sanguíneo da área.

Aplicar gelo nas primeiras 24 a 72 horas depois de uma lesão pode reduzir não apenas a inflamação, como também a dor. Depois disso, aquecer com uma compressa quente pode ser mais reconfortante. Além disso, tomar um banho quente também pode ajudar.

Outra opção são os medicamentos para aliviar a dor, como aspirina, paracetamol, ibuprofeno e naproxeno. No entanto, não é aconselhável tomar esses remédios nos casos de dor muscular após um treinamento.

A explicação é que ao tomar um medicamento que mascara a dor e faz não sentir mais o músculo dolorido, a pessoa pode achar que já pode treinar novamente ou esforçar a região afetada em uma atividade do dia a dia antes da fibra muscular estar completamente recuperada, o que aumenta as chances de causar uma lesão.

Há ainda uma preocupação de que os relaxantes musculares possam retardar, alterar ou até mesmo inibir a eficiência da contração muscular, podendo afetar a reconstrução das fibras musculares e a hipertrofia, explicou o especialista em medicina do esporte e exercício Ricardo Eid.

No caso da dor muscular decorrente da fibromialgia ou do uso excessivo (movimentos repetitivos) de um músculo, as massagens e os exercícios suaves de alongamento podem ajudar.

Além disso, terapias alternativas como meditação e acupuntura são outras opções sugeridas para aliviar a mialgia.

Já quando a dor muscular é provocada por uma doença específica, o mais correto a se fazer é seguir as instruções do médico que acompanha o caso para aliviar a dor e tratar adequadamente o problema maior que está por trás dela.

Da mesma forma, quando a mialgia surge devido a um medicamento ou tratamento, o ideal é consultar o médico quanto ao que se deve fazer para aliviá-la. Não deixe de tomar um remédio ou seguir um tratamento sem consultar o médico, pois isso pode ser bem perigoso, especialmente se você estiver tratando uma doença grave.

Quem já faz uso de medicamentos ou segue tratamentos de saúde também precisa consultar o médico antes de começar a fazer uso de outro remédio ou suplemento para aliviar a dor muscular. Isso é importante para checar se não pode haver interações, ou seja, se um medicamento não pode atrapalhar o efeito do outro se forem usados simultaneamente.


Quando procurar o médico?

Algumas dores musculares podem ser tratadas em casa, já outras precisam do cuidado especializado de um médico. Por exemplo, quem caiu, sofreu um acidente ou se machucou durante a prática de uma atividade física e teve uma lesão precisa procurar ajuda médica imediatamente.

Além disso, os casos em que a dor persiste por mais de três dias ou é severa, não tem explicação ou não vem acompanhada de sintomas de infecção também precisam ser avaliados por um médico.

Da mesma forma, quem apresentar dor muscular ao lado de sintomas como dor no peito, febre, perda de controle da bexiga, fraqueza muscular, dormência ou formigamento nos membros e/ou houver o aparecimento de uma nova dor também deve buscar ajuda médica.



Fonte: Mundo Boa Forma