O óleo de rícino tem na sua composição ácido ricinoleico, ácido linoleico e vitamina E, que têm excelentes propriedades hidratantes e nutritivas. Devido a estas propriedades, este óleo é muito usado para nutrir, fortalecer e hidratar as unhas, pestanas e sobrancelhas e fortalecer e estimular o crescimento do cabelo.
Além disso, também pode ser aplicado na pele diariamente ou pontualmente em problemas cutâneos como acne, estrias ou quando a pele está mais ressecada.
O óleo de rícino pode ser usado em várias partes do corpo, de diferentes formas:
1. Como usar no cabelo
Para fortalecer o cabelo e estimular o seu crescimento, o óleo de rícino deve ser aplicado no couro cabeludo com os fios secos ou ligeiramente úmidos, puro ou misturado com outro óleo, e de seguida deve-se massagear a região, deixando atuar por cerca de 3 horas e depois lavar o cabelo. O óleo também pode ser aplicado depois de lavar o cabelo, mas pode ficar com um aspeto oleoso.
Para reduzir a caspa, podem ser aplicadas umas gotas de óleo diretamente no couro cabeludo, massagear suavemente e deixar atuar umas horas ou mesmo durante a noite.
Para deixar o cabelo mais brilhante, saudável, nutrido e prevenir as pontas ressecadas e espigadas, podem ser aplicadas algumas gotas do óleo, diariamente, nas pontas dos fios.
2. Como usar na pele
Este óleo pode ainda ser usado no corpo e no rosto diariamente para nutrir e hidratar a pele, aplicando umas gotinhas diretamente na pele, ou misturando essas gotas no hidratante diário ou em outro óleo de origem vegetal, como óleo de coco, abacate ou de amêndoas. Também pode ser usado da mesma forma para melhorar a aparência das estrias, tratar a vermelhidão após o sol ou tratar a pele ressecada.
Embora seja um óleo, ele pode também ser usado para melhorar a acne, aplicando esse óleo puro no rosto. O óleo de rícino apresenta uma baixa comedogenicidade, ou seja, ao contrário do óleo de coco, por exemplo, tem uma baixa tendência para formar espinhas e, por isso, pode ser usado com segurança na acne, mesmo que a pessoa tenha a pele muito oleosa.
3. Como usar nos cílios, barba e sobrancelhas
Para nutrir e fortalecer os cílios, barba e sobrancelhas e estimular o seu crescimento, pode-se aplicar, com a ajuda de um cotonete ou de uma escovinha pequena, umas gotas de óleo de rícino, cerca de duas vezes por semana.
Como funciona o óleo de rícino
O óleo de rícino é rico em ácido ricinoleico, ácido linoleico e vitamina E, que têm propriedades hidratantes e nutritivas. Devido às suas propriedades, este óleo é muito eficaz para nutrir, fortalecer e hidratar as unhas, cílios, sobrancelhas e barba e estimular o crescimento do cabelo e evitar a quebra os fios, já que hidrata em profundidade o couro cabeludo e nutre as fibras capilares.
Quando usado para massagear o couro cabeludo, estimula a microcirculação, permitindo uma melhor absorção dos nutrientes no bolbo capilar, promovendo assim o crescimento e fortalecimento do cabelo. Além disso, os ômegas contidos neste óleo, desempenham um papel fundamental no metabolismo capilar, conferindo ao cabelo força brilho e comprimento. Também pode ser usado para tratar a caspa, reduzindo o seu aparecimento e controlando a oleosidade.
Na pele, além de a hidratar e nutrir, melhora a aparência das estrias, trata a vermelhidão após a exposição solar, trata a pele ressecada e reduz a acne.
Fonte: Tua Saúde