segunda-feira, 22 de maio de 2023

6 dicas simples e úteis do que fazer com cabelos oleosos

O que fazer com cabelos oleosos? Essa é uma pergunta de muitas pessoas que possuem grande oleosidade no cabelo. Afinal, essa condição provoca uma aparência que não é considerada agradável, além de aumentar a propensão de desenvolver outros fatores indesejáveis, como a caspa.

Portanto, para te ajudar a entender o que fazer com cabelos oleosos, elaboramos este conteúdo, que explica porque o cabelo fica oleoso e lista seis dicas do que fazer com cabelos oleosos:

  • Encontre a frequência adequada de lavagem
  • Massageie o couro cabeludo com cuidado
  • Escolha os produtos mais apropriados
  • Fuja de produtos que prometem trazer brilho
  • Tente não tocar nem escovar o cabelo com muita frequência
  • Evite uma rotina de estresse

Por que o cabelo fica oleoso?

As glândulas sebáceas estão presentes em grande quantidade no couro cabeludo. Isso porque o sebo produzido por elas é responsável por hidratar e proteger essa área do corpo. Contudo, diversos fatores podem levar a uma produção excessiva de sebo, deixando o cabelo oleoso. As condições que podem causar essa situação são as seguintes:

  • desequilíbrios hormonais;
  • produtos não apropriados;
  • rotina de higiene não adequada;
  • genética;

Como deu para notar, nem todos os fatores têm relação com os hábitos praticados, alguns estão associados a funções do corpo. Entretanto, em todos os casos há o que fazer com os cabelos oleosos. Mas, vale lembrar que consultar um médico dermatologista pode ser fundamental para identificar as causas e o melhor tratamento.


6 dicas do que fazer com cabelos oleosos


1. Encontre a frequência adequada de lavagem

Para essa dica, é necessário fazer um teste. Você precisa avaliar, ao longo do tempo, qual frequência de lavagem (com shampoo) deixou o seu cabelo menos oleoso.

Isso porque lavar com muita frequência pode causar um fenômeno chamado “efeito rebote”. Talvez você acredite que lavar com mais regularidade vai tirar o excesso de sebo, certo? Mas, na realidade, o corpo irá entender que existe algo errado e produzirá mais sebo para repor aquele que foi perdido.

Entretanto, lavar com pouca frequência também pode contribuir para a oleosidade do cabelo. Nesse caso, o excesso de sebo ficará acumulado porque não ocorre uma lavagem regular para tirá-lo. Além disso, outros resíduos também ficam no couro cabeludo caso a regularidade de limpeza não seja o bastante.

Portanto, é preciso testar e encontrar uma frequência apropriada que não cause nenhuma das situações. Dessa forma, há mais chances de diminuir a oleosidade do seu cabelo, sem comprometer a limpeza e a eliminação de resíduos.


2. Massageie o couro cabeludo com cuidado

É importante tomar cuidado com os movimentos utilizados para fazer a lavagem do cabelo. Isso porque gestos muito agressivos e fortes podem provocar uma irritação no couro cabeludo. E, consequentemente, isso pode causar a produção excessiva de sebo.

Sendo assim, procure utilizar uma pequena quantidade de shampoo e massagear o couro cabeludo gentilmente, com movimentos leves e circulares. Também evite usar as unhas, porque elas podem machucar o couro cabeludo com ainda mais facilidade.


3. Escolha os produtos mais apropriados

Existem produtos que podem ajudar a diminuir a oleosidade no cabelo. Alguns exemplos são os shampoos a seco, os shampoos clareadores e os shampoos de óleo da árvore do chá, também conhecidos como shampoos tea tree oil.

O shampoo a seco ajuda a diminuir a oleosidade do cabelo. Porém, o seu uso precisa ser controlado e com pouca frequência, porque pode deixar o couro cabeludo muito seco e, consequentemente, irritá-lo.

Já o shampoo clareador ajuda a tirar camadas de resíduos que podem estar depositadas no couro cabeludo. Entretanto, também é preciso controle no seu uso para evitar irritações e mudanças indesejadas na cor do cabelo.

E o shampoo de óleo da árvore do chá, segundo um estudo do Royal Prince Alfred Hospital, diminui a oleosidade do cabelo, melhora a caspa e reduz a coceira.

Outra dica pode ser a utilização de shampoos para bebês, pois eles são feitos com ingredientes naturais, sendo ideais para couro cabeludos sensíveis. Esse é um produto simples e barato que pode contribuir para evitar a oleosidade.


4. Fuja de produtos que prometem trazer brilho

Da mesma forma que existem produtos que podem ajudar a diminuir a oleosidade no cabelo, há aqueles que podem comprometer ainda mais a situação. Esse é o caso dos produtos que possuem algum tipo de silicone ou de óleo em sua fórmula. São os famosos produtos que “trazem brilho ao cabelo”.

A utilização desse tipo de item pode deixar o cabelo oleoso na raiz, assim como um todo. Isso porque as substâncias da sua fórmula irão se acumular no cabelo, trazendo mais aparência de oleosidade. Inclusive, também pode afetar a produção natural de sebo, trazendo outros prejuízos.


5. Tente não tocar nem escovar o cabelo com muita frequência

Tocar e mexer no cabelo com frequência pode deixar ele mais oleoso por dois motivos:

  • transferência da oleosidade das mãos;
  • estímulo à produção de sebo pelo movimento.

Além disso, a escovação pode causar o mesmo estímulo. Portanto, evite ao máximo tocar e escovar o cabelo em excesso, porque isso só irá aumentar a oleosidade no cabelo.


6. Evite uma rotina de estresse

O estresse está em todas, não é mesmo? Ter uma rotina estressante pode aumentar os níveis de cortisol no corpo, o que pode fazer com que as glândulas sebáceas produzam o sebo em excesso.

Além disso, o estresse pode aumentar a ansiedade e a inquietação, que são duas condições que podem levar você a tocar e mexer no seu cabelo com muita frequência. E, como mostramos, isso pode estimular as glândulas a produzirem o sebo em excesso.

Portanto, procure maneiras de reduzir o estresse no dia a dia. Isso pode ser feito evitando ambientes e situações estressantes, fazendo terapia ou com técnicas de relaxamento, como yoga e meditação.


Produtos para cabelos oleosos

Como mostramos, existem produtos específicos que podem ser uma solução do que fazer com cabelos oleosos. E esse também é o caso dos shampoos anticaspa, pois há tipos que contam com fórmulas para diminuir a oleosidade no cabelo.

E, além disso, o excesso de sebo no couro cabeludo auxilia no crescimento de um fungo chamado Malassezia, que é um dos responsáveis pela ocorrência da caspa. Portanto, shampoos anticaspa podem trazer um benefício duplo ao diminuir a oleosidade e, consequentemente, as chances de ter caspa.



Fonte: Mantecorp Skincare