sábado, 4 de fevereiro de 2023

Goma guar: o que é, para que serve e como usar

A goma guar é um tipo de fibra que promove o equilíbrio da flora intestinal, facilita a formação das fezes e estimula a movimentação natural do intestino, ajudando, assim, a combater a prisão de ventre.

Naturalmente presente em uma leguminosa conhecida como feijão de cluster, a goma guar é uma fibra que ajuda a prolongar a saciedade, diminuindo a fome e a vontade de comer ao longo do dia, podendo ser uma boa opção para incluir em dietas para perda de peso. Veja outros alimentos com fibras que também ajudam na perda de peso.

A goma guar pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e farmácias, em pó, que pode ser consumida diluída em água, sucos, iogurtes e frutas ou usada para dar consistência a molhos, pães, bolos ou purês. Além disso, a goma guar também pode ser encontrada na forma de gomas mastigáveis ou geleias.

Por ser uma fibra que promove o bom funcionamento do intestino e ajuda no controle da fome, a a goma guar pode ser usada para:

1. Ajudar na perda de peso

A goma guar é uma fibra que se dissolve em água, formando um tipo de gel no estômago,  aumentando a sensação de saciedade e reduzindo a fome e a vontade de comer ao longo do dia e, por isso, é uma boa opção para ajudar na perda de peso.


2. Controlar o colesterol “ruim” LDL

Por ser uma fibra, a goma guar diminui a absorção de gordura no intestino, favorecendo o equilíbrio nos níveis de colesterol “ruim”, o LDL, no sangue, e prevenindo situações como aterosclerose, infarto, derrame e gordura no fígado.


3. Ajudar na prevenção da diabetes

A goma guar diminui a velocidade de absorção do açúcar dos alimentos, promovendo o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue, ajudando a prevenir a resistência à insulina e a diabetes, além de auxiliar no controle da glicemia em pessoas que já possuem a doença.


4. Fortalecer o sistema imunológico

A goma guar possui propriedade imunomoduladora, promovendo o aumento das bactérias benéficas e a redução das bactérias ruins no intestino, fortalecendo, assim, o sistema imunológico. Por isso, a goma guar pode ajudar na prevenção de alergias, gripes e auxiliar no tratamento de doenças inflamatórias, como síndrome do intestino irritável, colite ulcerativa e doença de Crohn.


5. Combater a prisão de ventre

A goma guar ajuda a combater a prisão de ventre, porque estimula a movimentação natural do intestino, facilitando a eliminação das fezes.

No entanto, para combater a prisão de ventre é fundamental também beber bastante água, para a hidratar a goma guar e facilitar a passagem das fezes pelo intestino. Saiba qual a quantidade de água recomendada por dia.


Como usar

A goma guar em pó pode ser adicionada em água, sucos, frutas e iogurte, ou ainda pode ser usada para melhorar a textura e maciez de preparações, como pudins, pães, bolos, molhos ou sorvetes.

A recomendação de goma guar varia de acordo com as necessidades e a idade de cada um. No entanto, a sugestão de consumo geralmente recomendada é entre 1 a 3 colheres de sopa (de 5 a 15 g) de goma guar em pó por dia para adultos.

Já a recomendação de ingestão da goma guar, na forma de gomas mastigáveis, é em torno de 2 gomas por dia. Para a geleia, a sugestão é de aproximadamente 1 colher de sobremesa por dia.


Efeitos colaterais e contraindicações

Quando consumida em excesso, ou seja, acima de 15 g por dia, a goma guar pode causar efeitos colaterais como gases, cólicas, náuseas, barriga inchada e diarreia.

Além disso, consumir goma guar e beber pouca água pode causar engasgos ou prisão de ventre.

A goma guar pode interferir na ação de alguns medicamentos, como metformina, etinilestradiol, penicilina e dioxina. Por isso, pessoas que usam estes tipos de medicamentos só devem consumir a goma guar sob a orientação de um médico.


Fonte: Tua Saúde