A alergia ao esmalte de unhas é uma dermatite de contato, resultante de uma resposta do sistema imunológico em excesso aos produtos químicos contidos no esmalte: tolueno ou o formaldeído. Esta alergia afeta algumas mulheres e mesmo que não haja cura, pode ser evitada.
Quais os sintomas? Os sintomas alérgicos podem aparecer sozinhos ou combinados, somente na região em que houve o contato ou espalhar para o corpo, em especial, olhos e face.
· Descamação da pele e/ou das unhas;
· Inchaço das pálpebras e mãos;
· Bolhas de água;
· Vermelhidão da pele;
· Coceira ou dor.
Se repentinamente aparecer esses sintomas, a pessoa deve procurar um dermatologista o mais rápido possível, para diagnosticar a causa da alergia e iniciar o tratamento. Embora não seja grave, não deve deixar sem cuidados.
Como é o tratamento? Depois de instalada a alergia o tratamento é à base de medicamentos antialérgicos que ajudarão a diminuir os sintomas, contudo não são capazes de curar a alergia, por isso a mulher deve mudar certos hábitos, tais como:
· Usar somente esmaltes hipoalergênicos e que podem ser encontrados nas várias marcas do produto comumente encontrados nas lojas especializadas.
· Não pintar as unhas.
· Antes de escolher o esmalte veja se possui tolueno ou formaldeído; se tiver, descarte.
Seguindo essas dicas além de prevenir você pode evitar grandes transtornos como gastos extras com médicos e medicação, deixando suas unhas sempre saudáveis.
Fonte: Núcleo da Mama