Você sabia que existem vários tipos e causas de alopecia? A dermatologista Luciana Passoni explica tudo sobre essa condição que leva à queda de cabelo
A alopecia é uma condição caracterizada pela perda de cabelo em grandes quantidades e em determinadas áreas do corpo, proporcionando a visualização do couro cabeludo ou da pele que antes era coberta por fios ou pelos corporais.
De acordo com a dermatologista Luciana Passoni, existem vários tipos de alopecia, com causas diferentes, que afetam tanto homens quanto mulheres. Aqui, a expert explica cada um deles e como deve ser o tratamento. Confira!
Segundo Dra. Luciana, este tipo causa uma queda de cabelo intensa devido a fatores autoimunes ou emocionais. A sua diferença em relação à queda comum é que a alopecia areata tem relação com outras doenças e, em alguns casos, não há cura. Já a queda de cabelo comum, ocorre devido a alguma situação pontual, como estresse ou pós-parto.
“Geralmente ela causa a perda de cabelo em várias partes do couro cabeludo, no formato e tamanho de uma moeda grande. O cabelo não volta a crescer naturalmente nestes casos. Por outro lado, na queda comum os fios podem voltar a ficar grossos e saudáveis em pouco tempo”, explica a dermatologista.
A queda de cabelo pode estar relacionada a fatores emocionais
Alopecia androgenética
Também chamada de calvície, esse tipo de alopecia é causado por fatores genéticos associados à taxa de testosterona na corrente sanguínea, e por isso, é mais frequente em homens.
Alopecia traumática
Esta condição está relacionada ao fato do paciente o hábito de arrancar os fios de cabelos constantemente ou a traumatismos na cabeça.
Alopecia total (totalis)
Esse tipo é caracterizado pela perda de todos os fios de cabelo, enquanto as outras partes do corpo que contêm pelos não sofrem alteração alguma. Geralmente, é causada por questões genéticas mas, em alguns casos, tem razão emocional.
Alopecia universal (universalis)
Essa é uma versão mais grave da alopecia total, em que além dos fios de cabelo, a pessoa também perde todos os pelos do corpo, incluindo sobrancelhas, cílios e pelos pubianos.
Alopecia seborreica
Esse tipo de alopecia é causado por uma dermatite, que pode ser tratada com o uso de medicamentos.
Causas
A alopecia pode acontecer por diversos fatores, como o uso de medicamentos, estresse, o uso exagerado de produtos químicos no cabelo, má alimentação, herança genética, tricotilomania, doenças e condições subjacentes e questões hormonais.
“Também há outros fatores relacionados à condição, como a idade, a perda significativa de peso, excesso de vitamina A no organismo, deficiência de vitamina B12 e a falta de proteínas e alguns minerais”, afirma Dra. Luciana.
Diagnóstico
A dermatologista afirma que o principal sinal indicativo dessa condição é a perda de mais de 120 a 150 fios de cabelos por dia.
“Você passa a encontrar muitos fios de cabelo no travesseiro quando acorda, há uma queda acentuada quando lava e penteia cabelo ou quando passa a mão nos fios. Outro sinal é quando é possível visualizar facilmente o couro cabeludo em algumas áreas da cabeça”, diz.
Tratamento
A alopecia é tratada com uso de medicamentos variados, de uso tópico e oral, e pela estimulação do folículo capilar.
Está sofrendo com queda de cabelo e suspeita que pode ser alopecia? Procure um dermatologista ou tricologista para ter o diagnóstico correto e, se for o caso, seguir um tratamento adequado para as suas necessidades.
Fonte: Beleza na Web