quarta-feira, 23 de março de 2022

Como platinar o cabelo sem danificar

Se você está buscando dicas de como platinar o cabelo sem danificar, provavelmente sabe que a descoloração é um processo que pode sensibilizar os fios. E para evitar a quebra do cabelo loiro platinado, será necessário adotar alguns cuidados antes, durante e depois de descolorir. Medidas como fortalecer os fios antes da descoloração, usar descolorantes de alta qualidade e minimizar ao máximo os retoques de cor são essenciais para preservar a saúde do cabelo. Para te auxiliar nessa tarefa, separamos algumas dicas de como ficar loiro platinada mantendo os cabelos saudáveis. Confira!

ANTES DE FICAR LOIRA PLATINADA, FORTALEÇA O CABELO COM TRATAMENTOS PROFUNDOS SEMANALMENTE

Para evitar a quebra do cabelo loiro platinado, os cuidados devem ser iniciados antes mesmo da transformação. A razão para isso é que cabelos danificados ou carentes de nutrientes são mais suscetíveis à quebra e outros danos profundos ao entrar em contato com o descolorante.

A dica para evitar esse problema é fortalecer os fios com tratamentos intensivos que devem começar a ser feitos semanas ou até meses antes de platinar o cabelo. "Quanto mais bem cuidado é o cabelo, menores são as chances de danos graves acontecerem", comenta o hairstylist e Artista Redken Rafael Cruz. Seguir um cronograma capilar é a forma mais simples de organizar a rotina de tratamento e garantir que os fios estão recebendo os três nutrientes essenciais para a saúde da fibra capilar - água, proteína e lipídios.


Quem tem cabelos danificados ou com acúmulo de químicas e coloração prévia pode precisar fazer essa rotina de fortalecimento e preparação por mais tempo do que quem tem cabelos naturais e sem danos profundos. Para saber por quanto tempo será necessário fortalecer os cabelos antes de ficar loira platinada, vale consultar um cabeleireiro e solicitar um diagnóstico capilar.

DESCOLORANTES PROFISSIONAIS E COM ATIVOS PROTETORES SÃO OS MELHORES PARA PLATINAR O CABELO

Fazer transformação em um salão de beleza também é a melhor forma de platinar o cabelo sem danificar. Diferentemente das misturas caseiras, que normalmente têm como base a amônia, os descolorantes profissionais não contém essa substância, portanto são menos agressivos com a fibra capilar.

Além disso, os produtos usados por profissionais contém ativos protetores, como aminoácidos e silicones, que retém a umidade da fibra capilar, reduzindo o ressecamento e a perda de nutrientes, o que minimiza os danos. E também são mais potentes, garantindo um clareamento intenso de uma só vez, especialmente em cabelos naturais. A expertise de um profissional também faz toda a diferença na aplicação do produto, garantindo um resultado uniforme em uma única sessão.

APOSTE EM TÉCNICAS QUE REDUZAM OS RETOQUES PARA EVITAR O CORTE QUÍMICO

Uma das principais causas de quebra no cabelo loiro platinado é o corte químico causado pelo excesso de retoques. O tempo mínimo recomendado entre um retoque e outro é de 30 a 45 dias, mas geralmente, quem opta por clarear os fios da raiz às pontas sente a necessidade de retocar com mais frequência para esconder a raiz crescida e manter a cor uniforme. Como resultado, os fios enfraquecem e começam a partir.

Para não passar por isso, a dica é apostar no cabelo platinado com raiz esfumada, técnica em que a raiz é mantida na sua cor natural ou em tom escuro mais próximo propositalmente, o que deixa o crescimento menos visível. Para conquistar um efeito natural e moderno, o cabeleireiro usa tonalizantes para fazer uma transição de cor equilibrada entre a raiz escura e o comprimento loiro platinado.

Ao retocar a cor é essencial aplicar o descolorante apenas na parte crescida da raiz, evitando o contato do produto com o comprimento dos fios para evitar a quebra por excesso de química. Assim como a primeira descoloração, o retoque também deve ser feito com um profissional, que vai dispor das técnicas e acessórios necessários para proteger o comprimento dos fios enquanto descolore a raiz.

DEPOIS DE PLATINAR O CABELO, APOSTE EM PRODUTOS RECONSTRUTORES PARA CABELOS DESCOLORIDOS

O corte químico não acontece apenas durante a descoloração e os retoques: o cabelo loiro platinado também pode quebrar após a transformação. A melhor forma de evitar a quebra é investindo em tratamentos reconstrutores específicos para cabelos descoloridos e quimicamente tratados. Eles têm a finalidade de fortalecer a fibra capilar, restaurando possíveis danos causados pela química.

A recomendação do hairstylist Rafael Cruz é a linha Acidic Bonding Concentrate, de Redken, que conta com shampoo, condicionador intensivo e leave-in. A fórmula enriquecida com um complexo de proteínas e pH baixo restaura e fortalece a fibra capilar, além de selar as cutículas do cabelo, o que auxilia na retenção de nutrientes. "O Ácido Cítrico e o Complexo de Ligação Concentrado auxiliam na blindagem das ligações enfraquecidas na fibra causada pelos processos químicos", afirma.

O tratamento pode ser intercalado com Extreme Bleach Recovery, uma linha específica para cabelos descoloridos, que conta com shampoo , leave-in e um tratamento lamelar que restaura os fios instantaneamente. "É um tratamento instantâneo que age como uma 'bandagem líquida' preenchendo a porosidade da fibra capilar danificada e criando uma camada protetora que auxilia na recuperação da maciez e brilho dos fios", explica.

Além dos produtos, quem tem o cabelo loiro platinado deve tomar outros cuidados básicos no dia a dia, como evitar o contato com água de mar, piscina e água quente, reduzir o uso de chapinha, secador e babyliss, além de usar proteção térmica. Ao lavar, desembaraçar e secar o cabelo com a toalha procure fazer movimentos gentis, já que os fios molhados ficam em seu estágio mais frágil e podem quebrar com facilidade, especialmente os cabelos com química.


Fonte: Segredos de Salão