segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Dicas para acelerar o metabolismo

 “A atividade física acelera o metabolismo, pois produz calor e energia. Mas a combinação com a alimentação é muito importante, já que aumentar a massa magra ajuda a acelerar o metabolismo. Por isso, é preciso ingerir uma boa quantidade de proteínas e de outros nutrientes, que otimizam os ganhos da atividade física”, afirma Marcio Atalla.

Três “remédios” infalíveis para acelerar o metabolismo e turbinar a saúde

• Atividade física;

• Alimentação balanceada;

• Sono em dia.

“Quando falamos de atividade física não se trata apenas de fazer exercícios. Nunca fomos tão sedentários, damos tudo por um sofá, um controle remoto, uma escada rolante etc. As coisas que deixamos de fazer no dia a dia em nome do conforto fazem toda a diferença”, diz a nutricionista Marcia Daskal.

Dietas restritivas

Para ter uma alimentação equilibrada, não é preciso passar por privações. Isso porque o efeito pode ser contrário ao buscado, uma vez que o corpo tentará compensar o baixo aporte calórico estocando gordura.

“Um profissional irá te ajudar a calcular exatamente qual sua necessidade calórica diária e a fazer os ajustes necessários para perder peso, caso esse seja seu objetivo”, orienta Marcia.

Tenha em mente que o peso que vemos na balança não corresponde apenas à quantidade de gordura corporal, mas inclui também a soma da massa muscular, ossos e órgãos, dentre outras coisas.

Caso pratique atividade física, é provável que você esteja emagrecendo, ou seja, diminuindo seu percentual de gordura, mesmo que seu peso não tenha sido alterado ou até tenha aumentado.

E os termogênicos?

“Alguns alimentos, como pimenta e gengibre, têm propriedades benéficas. Porém, sozinhos, eles precisariam ser consumidos em quantidades muito grandes para ter efeitos significativos. Mas, aliados a uma alimentação adequada e um bom estilo de vida, eles poderão trazer ganhos”, explica a nutricionista.


Fonte: Estilo de Vida