Canjica é uma espécie de grão de milho branco muito comum na culinária brasileira. É também o nome de uma sobremesa que leva o grão como ingrediente principal, embebido em leite de coco ou de vaca, açúcar, canela e outras especiarias.
Por mais que o prato doce seja o mais popular preparo da canjica, os grãos também podem ser aproveitados em outras refeições, como creme de milho, fubás e farinhas.
Ainda que pareça simples, a canjica pode ser um ótimo ingrediente para quem se preocupa com saúde na alimentação. Confira suas principais propriedades e benefícios.
Lista de propriedades
A cada 100 gramas de canjica branca e crua há:
- 358 calorias
- 7,2 g de proteínas
- 78 g de carboidrato
- 5 g de fibras alimentares
- 2 mg de cálcio
- 12 mg de magnésio
- 48 mg de fósforo
- 93 mg de potássio
- 154 mgc de ácido fólico
Tipos
A canjica pode ser branca ou amarela.
O milho branco é utilizado principalmente no preparo do mungunzá, como é chamada a sobremesa com leite de coco no Nordeste. Já a canjica, quente ou gelada, pode ser feita com canela e leite de vaca e permite variações.
O grão amarelo tem sabor mais acentuado e é indicado no preparo de bolos e tortas, tanto doces quanto salgadas.
Benefícios
- Construção dos músculos
Embora não seja uma fonte principal de proteína, a canjica tem uma boa dose desse macronutriente, por isso pode auxiliar de forma indireta na construção das fibras musculares, além de conferir mais saciedade ao prato na hora da refeição.
- Regulação do colesterol
A canjica é rica em gorduras boas e, por isso, auxilia na manutenção do colesterol bom (HDL) e no controle do colesterol ruim (LDL). Com isso, há redução do risco de doenças cardiovasculares.
- Prevenção da depressão
A canjica tem boa quantidade de ácido fólico e, por este motivo, ajuda o cérebro a ficar mais saudável, evitando problemas como a depressão.
- Rica em fibras
Aliadas da saúde intestinal, as fibras presentes na canjica ajudam a evitar a constipação. Há também a adesão de mais saciedade ao prato, o que pode auxiliar quem deseja perder peso.
Engorda?
A canjica por si só não é um alimento engordativo, desde que seja preparada de modo equilibrado e saudável. Por isso, pode ser consumida por quem está tentando emagrecer.
Para quem deseja consumir a sobremesa canjica, vale apostar em substituições inteligentes, como trocar açúcar por adoçante, leite de origem animal pelo vegetal e assim por diante.
Faz mal?
De forma geral, o consumo de canjica em grãos não acarreta em malefícios para a saúde. O importante é comê-la de maneira moderada, já que o exagero pode ter efeitos negativos para o organismo, assim como qualquer alimento.
Quem não deve comer?
Os grãos de canjica não devem ser consumidos por pessoas que apresentem alergia a eles.
Fonte: Ativo Saúde