A alimentação saudável é baseada no equilíbrio, não seja tão radical com você mesmo, hoje trouxemos os cinco erros mais comuns na alimentação saudável vejam:
Beber enquanto come
Ingerir líquidos durante a refeição faz o estômago dilatar, o que dificulta a digestão. O ideal é beber uma quantidade pequena até meia hora antes ou depois das refeições, nunca à mesa. Com o estômago dilatado, teremos mais fome e comeremos em maior quantidade. Mas, se interrompermos esse hábito, o órgão volta a seu tamanho normal.
Lanchar barra de cereal
Lanchar barra de cereal
Ela tem cara de alimento light e saudável, mas está cheia de açúcar. Se bater aquela fome de manhã ou na parte da tarde, prefira comer frutas frescas ou secas, castanhas e nozes.
Tomar chás e sucos de caixinha
Trocar o refrigerante por chás, sucos e água de coco industrializada não tem tanta vantagem assim, uma vez que todas essas bebidas possuem uma grande quantidade de açúcar e de sódio, de acordo com a nutricionista. O melhor é optar por sucos e chás naturais.
Cortar o glúten
Eleito o vilão da vez, o glúten não faz mal para todo mundo, só para quem tem doença celíaca ou sensibilidade diagnosticada. O que às vezes acontece é que, como o glúten é uma proteína complexa para digerir, comer massas em excesso pode causar desconfortos como inchaço e cólica. O glúten não é ruim. O que é ruim é o excesso.
Contar calorias
Você escolhe um alimento olhando apenas quantas calorias ele tem? É um erro. O ideal é fazer uma escolha equilibrada, que leve em conta o valor calórico e o nutricional. Um exemplo: a bolacha de água e sal tem menos calorias do que um sanduíche com pão integral e queijo branco, mas seu valor nutricional é baixo e sem proteínas, a fome vai bater mais depressa. Escolher alimentos pouco calóricos e com baixo valor nutricional pode até resultar em uma compulsão por mastigar, pois você está comendo errado e nunca fica saciado.
Equilíbrio é tudo!