Como manter o pique no carnaval


Não é fácil passar ileso do carnaval, principalmente para quem curte cair na folia, seja em blocos de rua, trios elétricos, clubes, festas particulares ou na avenida.

Quem quiser aproveitar esses dias de diversão com saúde pode seguir algumas dicas simples de comportamento, alimentação e sono que vão ajudar você a chegar bem à Quarta-feira de Cinzas.

A dieta de quem se prepara para pular carnaval deve ser a mesma usada antes dos exercícios físicos. Duas ótimas opções citadas pela nutricionista são: uma massa integral com molho de tomate, carne magra e azeite de oliva, e um sanduíche integral com queijo magro, tomate e folhas de alface.

Uma alimentação balanceada, garante energia para os momentos de atividade intensa e não sobrecarrega o intestino. Se você for sambar ou desfilar na avenida, redobre os cuidados. Essas medidas também servem para quem ficar na praia ou em outro lugar com alta temperatura.


Na hora da folia

Outras boas dicas, além das mencionadas no infográfico acima, são: aplicar soro fisiológico nos olhos e no nariz contra securas e irritações (se tiver conjuntivite, procure um médico), tomar isotônico se transpirar muito (uma garrafinha diária é suficiente) e não passar de três xícaras de café ou uma latinha de energético por dia. Para quem nunca tomou, meia lata basta.

Na tentativa de relaxar um pouco os músculos, deite e eleve as pernas acima do quadril. Também é importante dormir 8h por noite. Descansar durante o dia ajuda, mas não é fisiológico e o ciclo de vigília-sono acaba se invertendo, de acordo com o clínico geral.

Remédios devem ser evitados, principalmente os anti-inflamatórios, que podem causar lesões gástricas e renais. Além disso, o excesso de ar-condicionado, o abuso de álcool e a falta de sono podem baixar a imunidade e facilitar o surgimento de infecções.

Já passada a curtição, a tática é compensar o abuso dos dias anteriores com hábitos saudáveis e uma dieta desintoxicante. Faça um suco com maçã, laranja, gengibre, água de coco e uma folha de couve-manteiga. A clorofila de outros vegetais verde-escuros (como agrião, rúcula e brócolis) também ajuda a desinchar.

No período pós-carnaval, também evite bebidas alcoólicas, gorduras e produtos industrializados. Em caso de diarreia, mantenha uma alimentação livre de gorduras, fibras e leite ou derivados. E saiba que, em geral, esse problema é autolimitado e dura poucos dias.

Além disso, dê uma pausa para o corpo e modere na intensidade dos exercícios físicos. Contra dor de cabeça, analgésicos (como dipirona sódica e paracetamol) podem ajudar. Já quadros respiratórios (tosse, rinite e outras alergias) costumam melhorar sozinhos com hidratação e o afastamento de ambientes desfavoráveis.

Principais dicas de alimentação para o carnaval

  • Alimente-se a cada três horas: durante a folia o nosso corpo gasta energia, portanto, não fique longas horas sem se alimentar para não ter hipoglicemia (glicose baixa no sangue), que pode ocasionar sintomas como dor de cabeça, tontura e até desmaios. Procure se alimentar a cada 3 horas e faça pelo menos 4 refeições ao dia.
  • Mantenha-se hidratado: isso é fundamental, pois perdemos muita água e sais minerais pelo suor. Além da água, sucos naturais (de preferência sem adição de açúcar e adoçantes), isotônicos e água de coco (de preferência natural em vez da versão industrializada) são excelentes opções para se hidratar. Também consuma frutas ricas em água como melão, melancia, morango e folhosos como alface. Beba pelo menos 2 litros de água.
  • Beba água: em caso de ingestão de bebida alcoólica, intercale com água e jamais beba em jejum.
  • Faça refeições mais leves: aposte em sanduíches naturais, feitos com pão integral e carne magra como frango desfiado e atum, além de queijos como cottage, ricota, minas frescal e requeijão light. Sucos naturais, vitaminas, salada de frutas, oleaginosas, iogurte, frutas desidratadas, barrinhas de cereal e snacks saudáveis também são boas opções. Não se esqueça de lavar as mãos antes de comer e de observar a higiene do local (condições de armazenamento, limpeza e se a mesma pessoa que manipula alimentos também manipula dinheiro), a fim de evitar intoxicação alimentar.
  • Evite frituras e alimentos gordurosos: como são mais difíceis de serem digeridos, podem causar sonolência.

Aproveite a folia! 


Fontes: G1 e Natue