quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Protetor solar físico e químico, você sabe a diferença?

O protetor solar é uma etapa indispensável da rotina de skincare, que vai muito além dos seus benefícios estéticos. Sua aplicação diária é essencial para a prevenção do câncer de pele e para protegê-la de queimaduras solares.

Além disso, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o uso diário do protetor solar previne o envelhecimento precoce, queimaduras solares, ressecamento e ajuda a proteger o colágeno, (proteína presente nas fibras que sustentam a pele), evitando também as rugas e linhas de expressão.

Entenda a diferença entre os dois tipos de fotoproteção para o rosto e saiba qual o ano todo.

Principais dúvidas sobre protetor solar químico e físico

O que é um protetor solar químico?

O protetor solar químico é o chamado protetor solar orgânico. Os ativos de sua fórmula formam uma barreira química, absorvida pela pele e evita que os raios solares nocivos UVA e UVB a prejudiquem.

Já consagrado nas prateleiras, o protetor solar químico é indicado para todos os tipos de pele, salvo exceções que feitas por um dermatologista.  

O que é um protetor solar físico?

Com a mesma eficácia dos protetores químicos, um protetor solar físico funciona com um mecanismo diferente: sua formulação contem algum tipo de filtro solar físico extraído de minerais, como, por exemplo, o óxido de zinco e o dióxido de titânio, que refletem a radiação solar. 

A principal diferença é que o protetor solar físico não pé absorvido pela pele e pode ser indicado por um médico para quem é alérgico aos compostos orgânicos, mas também é compatível com todos os tipos de pele, especialmente as oleosas.

Como saber se o protetor solar é físico ou químico?

A melhor maneira de identificar se um protetor solar é físico ou químico é verificando a embalagem e as especificações do rótulo.

Geralmente, a descrição dos protetores físicos indicam a presença de minerais em sua fórmula, como óxido de zinco e o dióxido de titânio.

Protetor solar físico ou protetor solar químico: qual é o melhor?

Ambos os protetores são eficientes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol. A decisão sobre o uso de um protetor solar físico ou um protetor solar químico vai depender tanto da indicação de um dermatologista quanto da preferência de cada referente ao conforto que cada produto proporciona à pele após a aplicação.