quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

10 Cuidados com suas Unhas na Praia

Os cuidados com suas unhas na praia é prioridade número 1 em todas as ocasiões. Além de diversão e bons momentos de lazer, o verão também traz consigo alguns problemas. E esses problemas se refletem nos cabelos, na pele e até em suas unhas das mãos e dos pés. É necessário ter alguns cuidados simples com as unhas no verão, e principalmente com as unhas na praia.

Esses cuidados são importantes para evitar danos, como ressecamento, enfraquecimento, descamação, infecções, micose e quebra. Os danos citados que ocorrem no verão também se intensificam quando as unhas são expostas ao sol frequente e a água do mar na praia. Para evitar esses danos, vamos te contar abaixo 10 cuidados simples que você adotar com as suas unhas na praia. Confira!


Use sempre uma base fortalecedora

O primeiro cuidado que você deve ter com as suas unhas na praia é sempre aplicar uma base fortalecedora antes de sair de casa para que suas unhas não fiquem fracas por conta da exposição ao sol e a água do mar.

A base fortalecedora deixará as suas unhas fortes e saudáveis. Assim, o risco de quebra ou descamação da unha é menor após o passeio na praia.

O ideal é que a base fortalecedora seja usada antes da esmaltação, pois a base atua como uma barreira contra os componentes do esmalte e evita que eles penetram na unha.

Isso é necessário porque no verão e especialmente na praia, nossas unhas ficam expostas a várias condições adversas.

Areia, água salgada, água de piscina, água do chuveiro (com cloro), além de ficar mais propenso a acumular sujeiras oriundas da poluição, bem como umidade oriunda da maresia.

Desse modo, todos esses fatores “contribuem” para o enfraquecimento da unha, deixando-a mais propensa à quebra e à descamação, algo que compromete a aparência das unhas.

Por outro lado, as bases fortalecedoras impedem que isso aconteça, já que adicionam uma espécie de camada de proteção e resistência a esses fatores.


Nunca puxe os “cantinhos” da unha

É normal que após vários mergulhos no mar ocorra um dano comum em suas unhas na praia havendo o surgimento de pele nos cantinhos da unha. Esse excesso de pele se trata das cutículas e você nunca deve puxá-las.    

Se você puxar essa pele nos cantos da unha, pode acabar com os dedos machucados e até com micoses.

Por isso, o correto é que após o passeio na praia, você espere chegar em sua casa para fazer a retirada correta do excesso de cutícula com o alicate ou uma tesoura específica.

Além disso, uma forma de evitar o surgimento dessas “pelezinhas” incômodas é hidratando frequentemente a região. A hidratação deixa a pele mais resistente e menos propensa a arrepiar.


Limpe a unha após o bronzeador

Sabemos que o bronzeador é um dos maiores aliados na hora de pegar uma “corzinha” na praia. Porém, ele também é um “vilão” para as suas unhas. 

Isso mesmo! Se as suas unhas estiverem pintadas, ao passar o produto, elas podem acabar ficando com a superfície manchada. Assim, o esmalte fica com um aspecto amarelado, principalmente quando se trata de cores claras.

Para resolver esse problema, a dica é simples: retire sempre o excesso do bronzeador da unha. Ah, e não espere o produto secar viu? Você deve retirar o excesso do produto das unhas, logo após a aplicação na praia.

Uma boa dica para limpar de forma eficiente é levar em sua bolsa de praia alguns cotonetes.

Como eles têm uma ponta fina e macia, você conseguirá limpar mesmo os cantinhos sem dificuldade e sem machucar seus dedos!


Intensifique a cor

Para quem ama usar um esmalte, ir à praia pode acabar se tornando um problema. Isso porque na praia a durabilidade do esmalte nas unhas na praia e menor, deixando assim os esmaltes com a aparência de velhos.

A grande exposição ao sol, ao sal do mar e areia fazem com que os esmaltes desbotem e descasquem com mais facilidade, principalmente os esmaltes de cor mais escura. Por isso, o recomendado para evitar esse problema em suas unhas na praia é aplicar camadas generosas de intensificadores de cores sobre o esmalte antes e após a praia, assim a esmaltação ficara intacta. 

Outra recomendação é evitar o uso de unhas decoradas na praia, pois os adereços podem descolar e se perder no ambiente, assim a durabilidade do esmalte é mais afetada do que o normal.


Hidrate suas unhas sempre que for para a praia

Além dos cabelos e pele, as unhas também precisam ser sempre hidratadas, principalmente na praia.

A hidratação das unhas na praia é parte fundamental do seu ritual de passear na orla.

A exposição ao sol e a água do mar ressecam mais a unha e a cutícula, deixando as unhas fracas e quebradiças e fazendo com que elas percam o seu brilho natural.

Então é indispensável hidratar sempre as suas unhas na praia com óleos, cremes ou loções específicas, para assim evitar o ressecamento e a proliferação de fungos.

Além disso, você deve lembrar que as unhas dos pés também devem ser incluídos na hora da hidratação e nessa região, a recomendação é que a hidratação seja redobrada.

A boa notícia é que hoje em dia existem opções de hidratante para todos os gostos e bolsos!

Você pode encontrar hidratantes para a área das unhas em farmácias, lojas de cosmético, lojas de maquiagem e até mesmo em supermercados.

Uma dica bacana é apostar em vaselina sólida. Essa é uma opção totalmente segura, sem índice de reações alérgicas, e que pode ser usada em qualquer região do corpo, inclusive em locais com feridas ou inflamados, pois é segura para ter contato com o leito das feridas.

Ou seja, se você puxou uma cutícula e acabou inflamando, usar vaselina é uma forma segura de manter a região hidratada e em segurança.


Use unhas curtas

O sexto cuidado que você deve ter com as suas unhas na praia é em relação ao comprimento delas. Ao ir à praia, você deve optar por unhas mais curtas, principalmente as dos pés.

Isso porque, na praia, pode ocorrer o acúmulo de areia nas unhas. As unhas compridas e as do pé acumula mais areia ainda. Essas ficam em contato direto com essas partículas.  

Além disso, o acúmulo de areia nas unhas pode provocar o aparecimento de micoses e deixa um aspecto desleixado. Por isso, evite esses problemas e mantenha sempre as unhas curtinhas quando for a praia.


Corte as unhas do jeito certo

Sim, existe um jeito certo de cortar as unhas. Assim como os cabelos, no verão, as unhas crescem mais e por isso a necessidade de corta-las e mais recorrente.

A dica unânime das podólogas e pedicures é manter os cantinhos arredondados, especialmente para quem tem histórico de unhas encravadas.

Esse formado ovalado nas laterais extremas impede que as unhas encravem – o que, convenhamos, pode ser bastante desagradável, não é mesmo?

No entanto, há pessoas que têm a base da unha mais reta do que outras – para não errar, siga o formato das suas unhas e então você não correrá o risco de perder suas férias por causa de… unhas encravadas!

Mas caso você tenha dúvidas em como proceder, consulte sua podóloga.


Cuidado com a cutícula

Retirar ou não a cutícula, eis a questão!  Essa é a dúvida de muitas mulheres, porém, a resposta para essa pergunta é: não retire suas cutículas.

Assim como as unhas, as cutículas também crescem mais no verão e com isso ocorre o excesso de cutícula nos cantos da unha.

Como falamos no tópico 2 de cuidados com suas unhas na praia, retire o excesso da cutícula com alicate. Não tente tirar a cutícula por completo.

A cutícula é uma proteção para as unhas contra o surgimento de bactérias que podem provocar inflamação e infecções.

Além disso, além do verão contribuir para o crescimento da cutícula, quanto mais você tirar a cutícula mais ela vai crescer.

Então a recomendação para a cutícula é não retira-la e sim manter, optando sempre pela hidratação das cutículas ao invés da retirada, pois dessa forma você garante a proteção das suas unhas contra bactérias e outros agentes externos.


Deixe a unha respirar

Tão importante quanto ter unhas bonitas, é ter unhas saudáveis, e algumas vezes isso requer que abramos mão da esmaltação.

Essa dica de cuidado com as unhas na praia vai principalmente para as amantes de esmaltes. Deixar as unhas sempre pintadas é um erro, pois a presença constante do esmalte nas unhas pode prejudica-las severamente.

Dentre os malefícios do uso constante de esmalte, podemos citar o aparecimento de lesões esbranquiçadas, que são tipo uma alergia na unha. Assim, muito cuidado nessa hora.

Essas lesões deixam a unha fraca e com um aspecto não saudável. Por isso, não use seu esmalta com muita frequência. Uma dica interessante, é quando possível retirar o esmalte (sem acetona) e realizar uma boa higienização nas unhas após sair da praia. Assim as suas unhas terão um tempinho para respirar e ficarão livres de qualquer sujeira, como a areia da praia.


Evite sapatos fechados

O uso de sapatos fechados, facilitam a proliferação de fungos nas suas unhas dos pés. Mas essa proliferação é maior em lugares úmidos e quentes, como a praia.  

Por isso, Evite o uso de sapatos fechados na praia e se possível alterna os calçados usados na praia.

Prefira o uso de chinelos ou sandálias abertas ao frequentar a praia, e retire-os somente quando forem efetivamente entrar no mar.

Já para quem costuma praticar exercícios na praia, recomendamos a alternância dos calçados e meias. Além disso, é possível utilizar nesses casos, antissépticos ou deixar o sapato um tempinho no sol.


Dica Extra: Escolha a cor ideal para as suas unhas na praia!

Muitas mulheres na hora de fazer as unhas se perguntam: “Como fazer as unhas para durar na praia?” Essa duvida e comum e nós temos a reposta!

O cuidado que você pode ter para fazer as unhas para durar na praia é evitar algumas colorações e estilos de unha, pois como foi dito nos tópicos anteriores, dependendo da cor do esmalte ou estilo da unha, os danos causados em suas unhas na praia são maiores.  

Recomendamos que você evite esmaltes cremosos e escuros. Deixe de lado também as unhas decoradas na praia. Opte sempre por esmaltes cintilantes, bases translúcidas ou por unhas em gel na praia.  

Caso você não queira optar por esmaltes claros e cintilantes, a escolha por unhas em gel na praia é uma boa opção pois a esmaltação em gel possui maior durabilidade do que a esmaltação convencional.


Conclusão

Como pode perceber, esses cuidados são essências e indispensáveis para manter os cuidados com as suas unhas na praia.  

Além disso, é importante dizer que alguns cuidados como o uso de base fortalecedora, a retirada apenas do excesso de cutícula, a hidratação, o corte das unhas e o uso de antissépticos nos calcados fechados devem ser mantidos também no inverno.

Ao investir nesses 10 cuidados simples e essências com suas unhas na praia, você garantirá unhas saudáveis e super bonitas o verão todo. Se cuide e aproveite!



Fonte: Livelle