Sempre que pensamos em mudar o visual, logo imaginamos qual cor de cabelo escolher para dar início a uma nova fase dos fios. Ao escolher a tinta de cabelo para fazer essa transformação, você deve ter se deparado com algumas opções de tinta de cabelo permanente, tonalizantes e até mesmo em henna, deixando a indecisão de qual tinta de cabelo escolher para pintar os fios. Pensando em tirar suas dúvidas, o blog de Beleza Extraordinária te explica tudo sobre a tinta de cabelo permanente, quais os seus benefícios.
O que é tinta de cabelo permanente?
A tinta de cabelo permanente é um tipo de coloração que tem como objetivo ter maior duração da coloração no fio. Ela age na parte interna do fio abrindo a cutícula capilar, para que o pigmento da coloração possa adentrar o fio e ter maior fixação. Por conseguir adentrar mais a fibra capilar, geralmente a tinta de cabelo permanente tem o poder de clarear entre dois e três tons.
Qual a tinta que mais cobre cabelo branco?
Tanto a tinta de cabelo permanente quanto a semipermanente tem o poder de cobrir cabelos brancos, o que diferencia entre os dois é o tempo de duração. Enquanto a tinta permanente tem uma duração maior por adentrar a parte interna do fio, a tinta semipermanente tem a duração reduzida, pois ela cobre os fios brancos até a cutícula capilar.
Em cabelos grisalhos o recomendado é utilizar a tinta de cabelo permanente, pois como o fio do cabelo costuma ser mais grosso, a tinta permanente consegue adentrar melhor na cutícula capilar e realizar a pigmentação. Já quem possui alguns fios de cabelo branco em meio ao cabelo, tanto a tinta semipermanente quanto a tinta de cabelo permanente realizam uma ótima cobertura dos fios.
Como escolher a tinta de cabelo permanente?
Na hora de escolher qual tinta de cabelo permanente usar para pintar os seus fios, sempre verifique o que compõe a coloração, dando preferência para tinturas que tenham agentes hidratantes e aminoácidos. Dessa forma, seu cabelo terá mais brilho e não sofrerá com ressecamento do fio enquanto a tinta de cabelo age nos fios.
Faça sempre o teste de mecha antes de realizar qualquer procedimento de coloração no cabelo e em caso de sensibilidade, opte por tinta de cabelo permanente que seja sem amônia.
Como pintar o cabelo com tinta permanente?
Não há segredos de como pintar o cabelo com tinta permanente. Ao pintar o cabelo, o primeiro passo é usar luvas de proteção, para evitar que sua mão fique com resquícios de tinta de cabelo na pele e evitar reações alérgicas. Outro dica muito importante antes de pintar o cabelo, é fazer o procedimento em um ambiente arejado e bem iluminado, dessa forma você consegue visualizar bem as áreas que estão sendo cobertas.
Na hora de pintar o cabelo você pode usar uma tigela própria para tintura, para poder misturar a água oxigenada com o creme colorante, usando o pincel de aplicação para fazer a mistura e aplicar o produto nos fios. Mas se você gosta de praticidade, algumas colorações possuem embalagens práticas, onde são feitas a mistura da tintura e aplicadas diretamente no cabelo, sem precisar usar outros equipamentos.
Qual é o certo, pintar o cabelo sujo ou limpo?
Essa dúvida sempre surge na hora de pintar o cabelo, mas saiba que há um meio termo entre pintar o cabelo sujo ou limpo. A oleosidade natural dos fios, ajudam a preservar o couro cabeludo de irritações e evitar que as pontas do comprimentos sofram com algum tipo de ressecamento durante a coloração do cabelo. Isso não quer dizer que você deve ficar vários dias sem lavar o cabelo para poder usar a coloração nos fios, até porque o cabelo sujo pode influenciar na pigmentação de tinta de cabelo nos fios, uma vez que a oleosidade em excesso pode formar uma película nos fios, evitando a melhor atuação da tinta de cabelo.
Portanto, ao realizar a coloração nos fios, faça sempre nos cabelos um dia ou dois após lavar os fios, claro que isso depende muito da quantidade de oleosidade produzida na raiz do cabelo. Outra dica também é evitar usar muitos cremes e finalizadores antes de pintar o cabelo, já que esses produtos também podem acabar atrapalhando na performance da tinta de cabelo nos fios, por estarem formando uma barreira na cutícula capilar.
É preciso lavar o cabelo com shampoo depois de pintar?
Sim, é necessário. Lave o cabelo após o tempo de duração de coloração nos fios se esgotar. É comum que alguns kits de coloração tenham produtos para cuidar dos fios nesse processo de pós coloração, ajudando na limpeza dos fios sem ressecá-los e aumentando o brilho do cabelo.
Pode hidratar o cabelo logo após a tintura?
Está liberado fazer hidratação logo depois de tingir os fios. A hidratação é super bem-vinda antes e depois da coloração, pois ela irá ajudar a repor os nutrientes e águas dos fios, principalmente quando o cabelo tem maior propensão a ressecamento ou contém outras químicas, além da tintura.
Fonte: L'oréal