Com a correria do dia a dia é comum as pessoas se sentirem cansadas e procurarem por alternativas que possam ajudar a manter o ritmo. É por isso que bebidas e comprimidos energéticos estão cada vez mais frequentes na vida das pessoas.
No entanto, mesmo que dê mais ânimo, esses energéticos podem trazer alguns efeitos colaterais e problemas sérios para a saúde. Por isso, a MetLife vai mostrar abaixo quais riscos esses consumos podem trazer para a sua saúde. Acompanhe!
Quais os riscos para a saúde os energéticos podem trazer?
Mesmo que o energético posso dar mais energia para enfrentar o dia, eles contêm substâncias que possam afetar o seu organismo, como cafeína e açúcar. Esses ingredientes podem causar insônia, alteração dos batimentos cardíacos, irritabilidade e outros sintomas.
A concentração de cafeína nos energéticos equivale a três xícaras de café. É uma alta dosagem que pode afetar seu sistema nervoso central, causando desidratação e perda de nutrientes que possuem efeito calmante.
Com isso você pode apresentar ansiedade, agitação, distúrbios do sono e outros efeitos nocivos à saúde.
Já o excesso de açúcar aumenta a glicose no sangue, provocando diabetes e uma exaustão ainda maior do que a que você sentia antes do consumo da bebida ou pílula. Mesmo as versões sem açúcar contêm adoçantes artificiais que continuam causam estímulos e risco para a vida.
Existem algum risco em misturar bebida energética com bebida alcoólica?
Nas baladas, é muito comum a pessoa fazer essa mistura para dar sabor à bebida e mais animação. Contudo, a combinação de cafeína ou guaraná com o álcool aumenta as chances de intoxicação e as substâncias estimulantes não reduzem o efeito do álcool sobre o cérebro.
Como se manter com energia sem o uso energéticos?
Para aguentar a rotina, é preciso se manter animado e bem disposto, mas para isso não é necessário usar nenhum tipo de substância. Existem hábitos que podem ser adotados que ajudam a alcançar esses objetivos.
Mantenha uma rotina de horário
Acordar cedo nem sempre é uma alternativa confortável. Muitas vezes queremos ficar mais tempo na cama, mas manter uma rotina de horário deixa o corpo mais adaptado ao dia a dia, funcionando conforme suas necessidades.
Por isso, coloque o despertador e levante assim que ele despertar. Você se acostumará com a hora e se sentirá melhor ao longo do dia.
Tome banho de sol
O sol é maior produtor de vitamina D no organismo. Sendo assim, é fundamental ficar exposto aos raios solares por alguns minutos todos os dias.
Essa vitamina fornece cálcio aos ossos e ajuda na liberação de nutrientes que ajudam a combater doenças psíquicas, como a depressão e a ansiedade.
Coma bem no café da manhã
Manter uma refeição equilibrada, com base em carboidrato e vitaminas na parte da manhã pode proporcionar mais animação, foco e bem-estar ao longo do dia, permitindo que você se sinta disposto para continuar com os seus afazeres.
Os energéticos podem trazer danos à saúde, por isso, evite o consumo e invista em algo que ajuda a manter a sua qualidade de vida.
Fonte: MetLife