Os termos acne e espinha representam a mesma patologia, sendo acne o nome científico para o problema e espinha a palavra mais utilizada na linguagem popular para casos isolados. A inflamação geralmente aparece em peles oleosas e tem seus primeiros sinais na adolescência. No entanto, também pode ocorrer o surgimento da acne na pele adulta, na maioria das vezes associada às alterações hormonais dessa fase.
Em nossa pele, existem glândulas sebáceas, responsáveis por produzir o sebo, um tipo de gordura que serve para proteger a cútis. No entanto, quando produzido em excesso, os poros são obstruídos, tornando o local ideal para a proliferação de bactérias. Para contê-las, nossas células de defesa produzem pus e assim se formam as espinhas.
Quais são as causas das espinhas?
A acne pode ser causada por diversos motivos, entre eles alterações hormonais, predisposições genéticas, níveis elevados de estresse, uso de alguns medicamentos específicos, suplementos e cosméticos com formulações e texturas oleosas. Além disso, alguns hábitos, como lavar o rosto muitas vezes ao dia e consumir alimentos gordurosos podem influenciar no surgimento de espinhas.
Podemos espremer espinhas?
Não esprema espinhas e evite receitas caseiras! Espremer espinhas não irá fazê-las desaparecer. Na verdade, é recomendado não fazer isso, porque nossas mãos e unhas são cheias de bactérias. Por isso, é possível que a infecção que está ocasionando a acne se agrave e até mesmo que haja inchaço e dor. Além disso, espremer espinhas é um dos principais motivos para o aparecimento de manchas de acne na pele.
Muito cuidado ao utilizar receitas caseiras que prometem acabar com as espinhas. Alguns produtos e ingredientes podem irritar a pele, causando alergias e até mesmo manchas. O ideal é procurar um dermatologista, que irá indicar o melhor tratamento para acne e os produtos certos para deixar a cútis bonita e saudável.
Quais alimentos favorecem o aparecimento da acne na pele?
Alguns alimentos, como comidas gordurosas, frituras e os que contêm farinha branca em sua formulação, favorecem o surgimento da acne. Isso porque eles estimulam a produção das glândulas sebáceas, aumentando a oleosidade da pele. E o chocolate? Ele em si não é um problema, mas sim o açúcar, as gorduras e o leite que são usados para fazê-lo. A melhor opção é escolher os chocolates com porcentagens de cacau mais altas.
As carnes vermelhas também podem influenciar no aparecimento de espinhas, pois têm alta concentração de ômega 6, uma substância com efeitos pró-inflamatórios. Por isso, quem quer evitar a acne deve preferir carnes brancas de qualidade, como peixes, que contam com grandes quantidades de minerais e promovem ação anti-inflamatória.
Além disso, não deixe de tomar bastante água, o que ajuda a manter o corpo hidratado e também a eliminar toxinas que podem agravar os problemas de pele. Consuma, ainda, frutas e verduras de cor amarela, que contêm betacaroteno, uma substância que combate os processos inflamatórios.
Alimentos para evitar espinhas
Se você sofre com isso, saiba quais são os itens que merecem entrar e quais devem ficar de fora da sua rotina alimentar:
- Peixes: O ácido graxo ômega-3 ajuda a regular o açúcar no sangue e a reduzir a inflamação da pele, que é o que provoca as espinhas. Por isso, não deixe de consumir, especialmente, o salmão, atum e a sardinha, que são fontes ricas dessa gordura boa.
- Castanhas e sementes: Vale a pena também incluir a castanha-do-pará, amêndoas, nozes, linhaça e quinoa, por serem alimentos que concentram grandes quantidades de zinco, mineral que reduz a oleosidade e ajuda na cicatrização. Isso é ótimo para evitar aquelas manchas que ficam na pele por causa das espinhas.
- Alho: Esse tempero natural contém uma substância chamada alicina. Ela age como um poderoso bactericida e anti-inflamatório e, por essa razão, é um aliado na redução da acne.
- Uva: Essa frutinha é uma das mais potentes e benéficas para o nosso organismo e isso inclui a pele. Suas substâncias antioxidantes combatem as inflamações, eczemas e psoríase.
- Alcachofra: Além de conter antioxidantes, esse vegetal é rico em vitamina C, que tem propriedades anti-inflamatórias. Além disso, também contém fibras, que promovem a eliminação de toxinas do nosso organismo, ao regular o funcionamento do intestino.
- Arroz Integral: O grande trunfo do arroz integral é o fato dele ser fonte de vitamina B, nutriente que regula os hormônios e assim previne o surgimento de cravos e espinhas.
- Cenoura: Não é novidade que essa raiz é uma aliada da pele, principalmente para prolongar o bronzeado do verão. Mas não é só isso. O betacaroteno ainda reduz a oleosidade e tem ação anti-inflamatória.
- Abacate: Fonte de gorduras boas, o abacate também é rico em vitamina C, e essas duas substâncias reduzem a inflamação na pele.
- Melancia: Um dos trunfos da melancia é o fato dela ser rica em água, que hidrata a pele e a deixa com aparência mais bonita e saudável. Também concentra outras substâncias para essa manutenção, como vitaminas C, B6 e A.
- Vegetais verdes: As fibras presentes nos vegetais como espinafre, alface e repolho são responsáveis pelo bom funcionamento do nosso sistema digestivo, o que favorece também a saúde da pele. Além disso, são fontes ricas de vitamina A, outro nutriente essencial para esse cuidado.
- Laranja: Por ser rica em vitamina C, a laranja é outra aliada da pele. Tem ação adstringente, promove a produção de colágeno e rejuvenesce a pele. Além disso, a fruta é rica em antioxidantes e fibras.
- Figo: Esse é um alimento que ajuda a reduzir as inflamações da pele, por ser fonte de nutrientes que agem diretamente nela, como vitaminas B e C, Fósforo, Potássio, Cálcio, e Ômega 3.
- Chá verde: De acordo com a Havard Health Publications, essa é uma das infusões que mais concentram antioxidantes. O chá verde também é rico ácido tânico, que reduz o inchaço e a inflamação dos tecidos da pele. Por fim, ele tem ação desintoxicante e ajuda a diminuir a oleosidade.
- Além de incluir esses alimentos na sua rotina, é fundamental beber, pelo menos, dois litros de água diariamente, para manter a pele hidratada, eliminar toxinas e ajudar na cicatrização.
E mais: Evite o consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura, que colaboram para a inflamação da pele. Por isso, nada de exagerar em doces, frituras, refrigerantes, congelados, salgados e farinha.
Mantenha uma rotina de cuidados com a pele
Ter uma rotina de cuidados com a pele, utilizando os produtos certos, é fundamental, principalmente se você tem pele acneica. A limpeza, por exemplo, ajuda a controlar a produção de sebo. No entanto, ela deve ser feita com sabonetes, espumas ou géis ideais para o seu tipo de pele uma ou duas vezes ao dia. Quando realizada em excesso ou com produtos inadequados, a higienização pode desencadear o efeito rebote, no qual o corpo produz ainda mais oleosidade para repor a que foi retirada.
Outros cuidados incluem a hidratação da pele, mesmo que ela seja oleosa. Esse passo é ideal para mantê-la saudável e tratar a acne. Opte por produtos oil-free e converse com seu dermatologista para criar a rotina de cuidados ideal para as necessidades de sua pele. Não se esqueça, também, de aplicar um filtro solar com toque seco e com ativos seborreguladores, que aliam proteção e tratamento.
Não sobrecarregue seu rosto com diversos produtos desnecessários para depois ainda aplicar várias camadas de maquiagem. Essa prática obstrui os poros e acaba aumentando a produção de óleo pelas glândulas sebáceas e ocasionando espinhas. Além disso, lembre-se de remover a maquiagem e outros produtos do rosto de forma adequada ao fim do dia.
Proteção solar e redução de imperfeições
O filtro solar é essencial! Quem tem pele com acne deve ter atenção na hora de escolher o filtro solar. Escolhendo um bom protetor, você consegue controlar a oleosidade da pele, prevenir a acne solar, evitar manchas e cicatrizes, além de proteger a cútis contra os raios UV.
Higienização para peles acneicas
Para higienizar a pele acneica, use um sabonete secativo em barra, com a função antisséptica, atua higienizando e promovendo uma esfoliação suave, com potente ação secativa, anti-inflamatória e antisseborreica, afinando a pele e evitando novas lesões causadas pela acne. Enquanto isso, o sabonete antiacne limpa profundamente, previne e trata a acne, controlando também a oleosidade da pele, reduzindo e desobstruindo os poros.
Procure um dermatologista para ver escolher o melhor produto para o seu tipo de pele.