Você já parou para pensar se o mel é vegano? Talvez isso seja uma surpresa para algumas pessoas, mas a maioria dos veganos não consome o mel. Um dos motivos é que eles acreditam que a produção do mel explora as abelhas.
Boa parte do mel é produzido em uma escala industrial por empresas que manuseiam grandes colônias de abelhas. Para maximizar o lucro, elas empregam práticas que são consideradas abusivas por algumas pessoas.
Por exemplo, mexer nas asas das abelhas-rainhas para impedir que elas deixem a colônia, usar pesticidas e antibióticos para controlar pestes e patógenos (agentes causadores de doenças) e alimentar as abelhas com um xarope de açúcar nutricionalmente inferior para repor o mel que elas perderam.
A boa notícia é que é possível preparar um mel vegano, que nada tem a ver com as abelhinhas, e que pode ser aproveitado até mesmo por quem não é adepto de um estilo de vida vegano.
A receita é uma espécie de geleia caseira, 100% natural, que leva poucos ingredientes e pode ser usada em torradas, panquecas ou bolos, além de poder adoçar iogurte e bebidas como suco e café.
Ingredientes
- 1 xícara de uva-passa
- 2 xícaras de água
- 1 colher de sopa de suco de limão espremido da fruta na hora (opcional)
- 1 xícara de água
- Essência de baunilha a gosto (opcional)
- Canela em pó a gosto (opcional)
Modo de preparo
Coloque a uva-passa em uma panela, adicione 2 xícaras de água e ligue o fogo. Se quiser cortar um pouco do doce da uva-passa, acrescente a colher de sopa de suco de limão espremido da fruta na hora. Você ainda pode colocar essência de baunilha e canela, que também são opcionais, mas ajudam a dar um sabor a mais. Misture tudo com uma espátula.
Deixe cozinhar: a água vai ferver e a uva-passa vai absorver esta água, ficando mais macia.
Depois que a uva-passa absorver todo o líquido, tire a panela do fogo e transfira as passas bem hidratadas para o copo do liquidificador. Acrescente 1 xícara de água e bata bem, até obter uma substância homogênea.
Então, transfira o conteúdo do liquidificador para a panela, ligue o fogo e dê uma reduzida por alguns minutinhos, até atingir o ponto de uma espécie de compota. Transfira para um potinho e sirva como desejar!
Dica: Para que o seu mel vegano fique com mais cara de mel, use a uva-passa branca, que tem uma coloração mais clara. No entanto, isso é mais uma questão de aparência mesmo e você pode utilizar o tipo de uva-passa que quiser ou for mais fácil para você na receita. Com informações do Medical News Today.
Fonte: Mundo Boa Forma