segunda-feira, 24 de abril de 2023

Retenção de líquidos: como tratar e reduzir o inchaço

A retenção de líquidos incomoda muitas pessoas, especialmente as mulheres, ao causar o inchaço no corpo. Mas, você sabia que esse problema pode ser combatido com uma dieta balanceada e bons dermocosméticos aplicados da forma correta? Neste post, vamos explicar mais sobre o assunto e dar dicas valiosas para você manter o corpo bonito e saudável, além de indicar dermocosméticos poderosos para amenizar a retenção de líquidos. Confira!

O que causa a retenção de líquidos?

A retenção de líquido é causada pelo acúmulo de água entre as células do corpo. As mulheres são bastante atingidas pelo inchaço, sintoma característico do problema, principalmente durante a menopausa e o período pré-menstrual. Isso acontece devido às alterações hormonais que ocorrem no organismo durante estas épocas, por isso, é comum sentir que você ganhou peso.

Outros fatores que podem ocasionar essa disfunção são variações de pressão sanguínea, ingestão inadequada da quantidade de proteínas e sais, sedentarismo, problemas hormonais, alguns medicamentos, ação da força gravitacional e má circulação em algumas regiões.

Retenção de líquidos: sintomas e efeitos

Além do inchaço que a retenção de líquido causa, é possível observar outros sintomas, como dores corporais, estresse e desconforto intestinal. A retenção de líquido e as alterações hormonais também podem provocar o agravamento e persistência da celulite.

Para combater o inchaço e a retenção de líquido, o ideal é garantir o bom funcionamento do organismo com uma alimentação saudável e balanceada. Além disso, beba no mínimo dois litros de água por dia, pois isso vai impulsionar a eliminação de toxinas do seu corpo e o bom funcionamento dos rins.

O que é bom para diminuir a retenção de líquido?

Alguns hábitos podem te ajudar a prevenir a retenção de líquido e o inchaço que ela causa. Se, ao fim do dia, você costuma ficar com as pernas e pés inchados, deite com eles mais elevados que o corpo quando chegar em casa. Além disso, pratique exercícios físicos que trabalhem as pernas, como caminhadas e passeios de bicicleta. Caso você trabalhe muito tempo na mesma posição, seja sentada ou em pé, faça pausas durante o dia para se movimentar e estimular a circulação corporal.

Quanto à dieta, evite alimentos ricos em sódio, açúcar, conservantes e embutidos, como refrigerantes e fast foods. Inclua legumes, verduras, leguminosas e oleaginosas em sua alimentação. Melancia, melão e abacaxi são exemplos de frutas com nutrientes com alto poder diurético, que ajudam a eliminar toxinas. Também é importante consumir alimentos probióticos, como os iogurtes, que tornam a flora intestinal mais saudável, além de ajudar a absorver melhor os nutrientes e diminuir o inchaço.

E, claro, não esqueça de beber água, já que a desidratação é uma das causas da retenção de líquido. Por isso, quanto mais água você ingerir, mais toxinas eliminará, o que diminui o inchaço.



Fonte: ADCOS