segunda-feira, 3 de outubro de 2022

O poder da alimentação para os cabelos

Não é novidade que seu organismo necessita de uma boa alimentação para manter-se saudável. A relação entre a alimentação e os cabelos é direta: a beleza exterior dos cabelos é refletida através dos hábitos alimentares e da saúde do organismo.

QUAL O REFLEXO DA MÁ ALIMENTAÇÃO NOS FIOS?

Cabelos secos, quebradiços e sem vida indicam a falta de nutrientes.

Assim como outros fatores como exposição ao sol, poluição, estresse e uso de químicas contribuem para os danos dos cabelos, a alimentação correta também tem sua função na saúde dos fios.

A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E OS CABELOS: QUAIS NUTRIENTES SÃO NECESSÁRIOS E PODEM SER ENCONTRADOS EM ALIMENTOS.

Além dos tratamentos cosméticos usuais, o cabelo precisa de nutrientes adequados para crescer com facilidade, ficar brilhante e sedoso.

A queratina é a principal fonte de nutrição para os cabelos e pode ser encontrada em alimentos como carne, peixe, ovos, queijo e leite. Outra fonte principal dessa proteína é o feijão, em especial o escuro.

Para que os cabelos fiquem fortes também são necessários alguns minerais, como zinco, ferro e o cálcio.

Podemos observar que pessoas com deficiência de cálcio ou com anemia ficam com os cabelos fracos, em função da falta desses minerais. As vitaminas, em especial as do complexo B, fazem parte desse cardápio da beleza dos fios.

A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E OS CABELOS: DICAS DE ALIMENTOS QUE CONTRIBUEM PARA A SAÚDE DOS CABELOS

  • Pepino

Fonte de enxofre e silício, minerais presentes na formação da queratina.  Dá força e estimula o crescimento dos fios.

  • Óleo de linhaça

Fonte de ácidos graxos essencial capazes de atuar na organização da queratinização do couro cabeludo, promove brilho.

  • Nozes e castanhas

Fontes de zinco, estimulam o crescimento do cabelo. Também ajudam a reduzir a oleosidade, já que o zinco está relacionado à síntese de proteínas, componente principal dos fios.

  • Frutos do mar

Auxiliam na renovação capilar por serem fontes de magnésio, mineral de suma importância na formação da queratina e outras proteínas com atuação na construção dos fios de cabelos.

  • Feijões, leite, quinoa e carnes

Fornecem os elementos para o crescimento e o fortalecimento dos cabelos, devido a sua riqueza em aminoácidos.

Outro papel importante desses alimentos é o de evitar a queda e quebra de cabelo. Isso porque são fontes de ferro e cálcio, minerais importantes nesta função.

  • Frutas secas e sementes de girassol

Controla o equilíbrio da água na haste capilar, devido sua alta concentração de potássio. Seu consumo ajuda na hidratação dos cabelos.

  • Fígado, ovos e peixes

Ajuda na prevenção da calvície e na restauração dos cabelos que apresentem este problema. Esses alimentos trazem tais benefícios devido a presença de Biotina.


Fonte: Vizcaya